Bento Gonçalves

Após os eventos climáticos de maio, indústria puxa retomada de empregos em Bento Gonçalves

Depois de enfrentar dois meses de perdas no mercado de trabalho formal devido à tragédia ambiental que impactou o Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves começa a mostrar sinais de recuperação econômica. Em julho, o município registrou o saldo de 90 novas vagas formais, retomando a geração de empregos, especialmente na indústria.

O setor industrial, particularmente o de móveis, foi o principal responsável por essa recuperação, com um saldo positivo de 82 vagas formais das 220 geradas pela indústria ao longo do mês. Esses dados são do Observatório da Economia (Oecon), vinculado ao Centro da Indústria, Comércio e Serviço de Bento Gonçalves (CIC-BG).

Mesmo diante da crise provocada pelos eventos climáticos de maio, Bento Gonçalves acumula 1.341 empregos formais desde o início de 2024, um crescimento de 28,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em comparação, o Rio Grande do Sul teve saldo negativo de -11%, enquanto o crescimento foi de 27% no país.

Bento Gonçalves ocupa a 9ª posição entre os municípios gaúchos com maior saldo de vagas acumuladas em 2024. No setor industrial, o município se destaca ainda mais, figurando como o 5º maior gerador de empregos formais no estado.

“O contingente de 49,9 mil postos de trabalho em julho é 2,8% superior ao fechamento de 2023. Mantendo o ritmo de crescimento observado pelo levantamento desde agosto de 2021, a tendência é de alcançar 50 mil empregos totais em agosto. E há ainda um acréscimo de 1,3% no volume de MEIs no acumulado do ano”, aponta o organizador do estudo, Fabiano Larentis.

O setor moveleiro acumula 466 vagas formais desde o começo do ano, enquanto o segmento de borracha e plástico também teve desempenho positivo em julho, com a criação de 45 vagas e um total de 90 no acumulado do ano. A construção civil, crucial para a reconstrução do Estado, gerou 28 novas vagas em julho, somando 180 no ano.

Por outro lado, os setores de serviços e comércio ainda sentem os efeitos da crise gerada pelas enchentes. O comércio registrou um saldo negativo de 20 vagas em julho, mas acumula um saldo positivo de 52 vagas no ano. Já o setor de serviços teve um saldo negativo de 147 empregos formais em julho, apesar do acumulado anual ser positivo em 94 vagas. Tradicionalmente fortes em Bento Gonçalves, os setores de alojamento (-154) e alimentação (-48) continuam apresentando dados negativos no ano.

Patrick Alessi

Aos 22 anos, natural de Bento Gonçalves/RS, Patrick Alessi está no último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Desde o final de 2023, atua como estagiário de jornalismo no Grupo RSCOM, onde é redator do Portal Leouve e repórter da Rádio Bento AM 1070.

Recent Posts

Três homens são presos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Caxias do Sul

As ações da Brigada Militar foram realizadas na tarde de terça-feira (29) nos bairros Pio…

32 minutos ago

Caxias define programação de viagem para enfrentar o Figueirense

Última atividade com portões abertos acontece nesta quarta-feira (30)

1 hora ago

Juventude marca jogo-treino diante do Glória para observar reservas

Equipe de Fábio Matias já voltou aos treinos após derrota para o Internacional

1 hora ago

Grêmio enfrenta o CSA pela Copa do Brasil com mudança na lateral direita

João Pedro deve retomar espaço no time titular de Mano Menezes

1 hora ago

Quarta-feira terá predomínio do sol e chance de temperatura negativa no RS

Início da manhã pode ter nevoeiro e chance de geada em algumas regiões

2 horas ago

Sepultamentos de terça (27) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

3 horas ago

This website uses cookies.