Bento Gonçalves

Ações da Meber contribuem com economia circular e recebem certificado

As ações da Meber Metais na direção da economia circular levaram à empresa a ser reconhecida com o Certificado de Circularidade, concedido pela empresa Bellaforma, especializada no ciclo completo de reciclagem e reuso de embalagens plásticas na Serra Gaúcha.

Com 63 anos de atividades completados em fevereiro deste ano, a Meber Metais é uma das principais apoiadoras no Estado do projeto de reutilização de embalagens plásticas. Desde 2020, quando aderiu ao programa, a estimativa é de que a Meber agiu diretamente para evitar o consumo de matéria-prima não renovável correspondente à produção de 2,1 milhões de novas garrafas PET. Somente em 2023, entre os processos da empresa de Bento Gonçalves foram reutilizadas matérias-primas equivalentes a 10,2 toneladas de garrafas PET.

Os números que determinaram o certificado vão além. Somente com esta ação relacionada às embalagens PET, deixaram de ser lançadas na atmosfera 20,5 toneladas de CO2 e 12,2 mil litros de petróleo deixaram de ser extraídos para essa produção, gerando uma economia de mais de 31 mil kW de energia.

A logística reversa é uma das marcas das ações de ESG da Meber Metais. Quando a empresa adota a prática de reutilização de material reciclado, ou quando destina este produto à reciclagem, também está movimentando toda uma cadeia produtiva e socialmente importante na região da Serra Gaúcha. Conforme o Certificado de Circularidade, somente em 2023, esta ação da Meber garantiu em torno de 200 empregos diretos e indiretos, e cerca de 50 mil pessoas foram beneficiadas.

Compromisso com a sustentabilidade

Líder no mercado gaúcho e uma das cinco principais empresas no setor de soluções em metais sanitários, a Meber Metais tem na sustentabilidade dos seus produtos e dos seus processos industriais o principal alicerce do seu crescimento. Em 2016 a empresa tornou um compromisso a sua política de práticas ambientais e, somente até 2022, 625,4 mil toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas pela Meber Metais, conforme a metodologia adotada pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). E, com isso, as certificações e reconhecimentos às ações de ESG da empresa multiplicam-se.

Em 2022, a Meber conquistou o selo “EuReciclo”, que estampa os seus produtos. Refere-se à circularidade da indústria. O “EuReciclo” (saiba mais em https://www.eureciclo.com.br/ ) representa o compromisso da empresa em aplicar recursos financeiros a cooperativas e operadores como forma de compensação por produtos que possam ser reciclados dentro da sua cadeia produtiva. Também naquele ano, a Meber Metais foi certificada pelo uso de energia 100% limpa na sua produção. Toda a energia usada na fabricação dos seus produtos vem de usinas eólicas ou solares, biomassa, PCHs e ECHs.

Da produção ao consumidor

Os bons exemplos de sustentabilidade também estão na estrutura da Meber Metais, em Bento Gonçalves. A cobertura da fábrica conta com um sistema de coleta de água da chuva, com capacidade para armazenar 60 mil litros, gerando uma economia de até 90% com o reuso da água. Já a água impossibilitada de ser reaproveitada segue para a Estação de Tratamento de Efluentes e é devolvida ao meio ambiente dentro dos parâmetros da legislação vigente. E essa boa relação com a preservação da água, naturalmente, se reflete nos produtos que chegam ao consumidor. Os metais identificados com o selo “Gestão Sustentável” têm sistema arejador de água, que permite redução no consumo de até 60%, mesma economia verificada nos produtos da linha Mebermatic, com acionamento temporizado.

O mix de produtos da Meber Metais é composto por linhas completas para cozinhas e salas de banho, incluindo peças de design diferenciado que apostam em formas vanguardistas a cada lançamento. Entre as soluções, monocomandos, torneiras, duchas, acessórios, básicos e complementos. Os produtos são comercializados em milhares de pontos de venda no país. Hoje, a Meber é reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do Rio Grande do Sul e uma das mais avançadas da Serra gaúcha no uso de tecnologias da indústria 4.0.

Gerson Lenhard

Jornalista com atuação em jornais por 25 anos e experiência de mais de 12 anos em rádio. Acompanha a política nacional e o mundo dos negócios, especialmente em Bento Gonçalves.

Recent Posts

Ligação ao novo esgoto em Farroupilha pode aumentar conta de água em até 70%

Moradores terão até 120 dias para adaptar canos à nova rede

51 minutos ago

Profissionais da educação infantil protestam por melhores condições de trabalho em Caxias do Sul

Falta de estrutura, acúmulo de funções e desigualdade com servidores municipais motivaram paralisação em 50…

1 hora ago

Homem é atacado por puma em Maquiné, no Litoral Norte do RS

Agricultor foi ferido após ser surpreendido pelo felino na zona rural; estado de saúde é…

2 horas ago

Havan mira Garibaldi: nova loja pode chegar à Serra Gaúcha ainda em 2025

O empresário Luciano Hang, dono da rede Havan, esteve em Garibaldi nesta última quinta-feira (1º)…

2 horas ago

Três homens morrem em acidentes no trânsito durante fim de semana na Serra

Colisões em Bento Gonçalves, Garibaldi e Salvador do Sul envolveram carro, moto e quadriciclo; vítimas…

3 horas ago

Três pessoas são presas com mais de 14 kg de maconha em Caxias do Sul

Em outra ação, homem de 70 anos foi preso por porte ilegal de arma em…

4 horas ago

This website uses cookies.