Foto: Rafael da Silva Carvalho/Divulgação
Uma equipe da Vigilância Ambiental em Saúde de Caxias do Sul realizou, nesta quinta-feira (23), um trabalho preventivo no bairro Reolon. A ação se deve ao alto número de relatos relacionados ao aparecimento de escorpiões na região.
Os agentes visitaram 56 residências, entregaram materiais informativos e orientaram os moradores sobre prevenção e controle para evitar a proliferação desses animais. Eles informaram as principais medidas preventivas e destacaram a importância de redobrar a atenção em áreas com alta incidência de aparecimento de escorpiões.
A médica veterinária Adriana Rhoden alerta contra o uso de produtos químicos contra os escorpiões, uma vez que não há comprovação da eficácia.
“Os produtos podem ser prejudiciais e não garantem a eliminação dos escorpiões. A melhor maneira de prevenir é o uso de força mecânica, destinando corretamente qualquer entulho que possa abrigar o animal. Vale lembrar que esses animais são mais ativos à noite e costumam se esconder durante o dia, em materiais de construção ou em locais com bastante umidade, dificultando a sua localização”, diz a integrante da equipe da Vigilância em Saúde.
Adriana alerta que os escorpiões não são agressivos, mas os acidentes costumam acontecer quando se sentem ameaçados e buscam se defender. Ela acrescenta que eles se escondem em frestas de muros, rachaduras de paredes, barrancos com pedras e locais úmidos.
A Vigilância Ambiental oferece suporte técnico por meio de orientações. Caso algum morador identifique a presença do animal, é recomendável entrar em contato pelo telefone (54) 3901-2503 ou ligando para o Alô Caxias (156). Caso o morador capture o animal, pode entregá-lo na sede do órgão, que fica na rua Ernesto Alves, 1922, no Centro de Caxias do Sul.
▪ A maioria dos escorpiões entra nas casas pela rede de esgoto, onde há grande quantidade de insetos. Vede ralos, caixas de gordura e tanques.
▪ Use luvas e calçados para manusear materiais de construção.
▪ Mantenha o lixo sempre em recipientes fechados, para evitar baratas e outros insetos, que servem de alimento a escorpiões.
▪ Mantenha berços e camas afastados das paredes.
▪ Examine calçados, roupas e toalhas antes de usá-los.
▪ Não acumule entulhos no pátio, sótãos e garagens.
Primeiros socorros:
▪ Lave o local da picada.
▪ Use compressas mornas no local da dor.
▪ Procure o serviço médico mais próximo.
▪ Se possível, leve o escorpião capturado para que seja identificado.
Dela sairá a fumaça branca que sinalizará a eleição do novo pontífice; conclave começa no…
Com os suspeitos foram apreendidos uma espingarda calibre .38 com duas munições, uma faca, porções…
Os dois jogadores são observados pela comissão médica tricolor
Time grená segue 100% no Estádio Centenário, mas quer primeira vitória como visitante
Atleta retornou aos treinos após lesão muscular.
Após lesões ligamentares, Caíque e Peixoto foram observados em jogo-treino
This website uses cookies.