DIA D

Carteirinha de saúde em dia é garantia de imunização a doenças no RS

BRUNO MEZZOMO -     
0
88

Vacinação

Com casos de sarampo confirmados no Rio Grande do Sul, é reforçado o alerta aos pais para que mantenham em dia as vacinações dos filhos, em todas as idades.

De acordo com a coordenadora do setor de Epidemiologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central de Garibaldi, Rachel Bombardelli, o município tem conseguido alcançar boas coberturas vacinais: em 2017, foi alcançada 94% da taxa de cobertura da vacina tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) e 95% da imunização contra a poliomielite.

“Mas na campanha de vacinação contra a gripe, tivemos muita dificuldades e não alcançamos a meta com as crianças. Há muitas notícias falsas circulando, principalmente na internet, que deixam as pessoas com receio de receber as imunizações”, lamenta. Com isso, a cobertura vacinal tem diminuído no país, abrindo portas para o retorno de doenças que estavam erradicadas no Brasil.

A enfermeira ainda ressalta que as sequelas de doenças como sarampo e pólio podem ser gravíssimas e irreversíveis.

“Percebemos que após o primeiro ano de vida, quando as doses passam a ser menos frequentes, a vacinação passa a cair um pouco no esquecimento dos pais e não podemos deixar isso acontecer”, reforça Rachel.

A carteirinha de vacinação é válida para toda a vida e, qualquer dúvida sobre a manutenção das vacinas, em todas as faixas etárias, pode ser esclarecida junto às UBSs.

Campanha Multivacinação

Neste ano, será de 6 a 31 de agosto a Campanha Multivacinação, em que pessoas de todas as idades poderão atualizar suas carteirinhas de vacinação. O Dia D está previsto para o dia 18 de agostosábado.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.