Brasil

Pix terá novas regras a partir de 1º de novembro para evitar fraudes

Os mecanismos de segurança do Pix terão mudanças a partir do dia 1º de novembro, conforme resolução publicada pelo Banco Central. Em novembro as transações iniciadas em dispositivos não cadastrados no banco terão um limite máximo de R$ 200,00 por operação e R$ 1.000,00 por dia. Ao trocar de celular, é importante cadastrar o novo aparelho para evitar restrições nos seus pagamentos.

Para transações fora destes limites, o novo dispositivo de acesso ao Pix (celular ou computador) deverá ser previamente cadastrado pelo cliente bancário para realizar as transferências de dinheiro via Pix, como nos casos em que o usuário mudar de aparelho.

O objetivo é dificultar que criminosos, em posse de informações de login e senha, utilizem dispositivos diferentes dos usuais para iniciar transações Pix em nome do cliente. Nada muda para os dispositivos que já foram utilizados para as transferências via Pix anteriormente.

Combate a golpes e fraudes

Segundo o Banco Central, novos limites vão poder ajudar a evitar fraudes e golpes.

“A exigência de cadastro se aplica apenas para dispositivos de acesso que nunca tenham sido utilizados para iniciar uma transação Pix por um usuário específico. O objetivo é dificultar o tipo de fraude em que o agente malicioso consegue, por meio de roubo ou de engenharia social, as credenciais, como login e senha dos clientes”, afirmou o Banco Central, através de nota.

Confira as medidas

  • adotar solução de gerenciamento de risco de fraude que contemple informações de segurança armazenadas no Banco Central e que seja capaz de identificar transações Pix atípicas ou não compatíveis com o perfil do cliente;
  • disponibilizar – em canal eletrônico de acesso amplo aos clientes – informações sobre os cuidados que os clientes devem ter para evitar fraudes;
  • pelo menos uma vez a cada seis meses, os bancos devem verificar se seus clientes possuem marcações de fraude na base de dados do Banco Central.

“Espera-se que os participantes tratem de forma diferenciada esses clientes, seja por meio do encerramento do relacionamento ou do uso do limite diferenciado de tempo para autorizar transações iniciadas por eles e do bloqueio cautelar para as transações recebidas”, acrescentou o BC em nota.

Yago De Boni

Recent Posts

Terça-feira terá frio e chance de geada no RS

Dia será de tempo firme, com sol no território gaúcho

31 minutos ago

Sepultamentos de segunda (28) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

1 hora ago

Viva com Saúde – 29/04/2025 – Odontologia Moderna

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a Odontologia Moderna. De dentes arrancados…

1 hora ago

Cozinha Viva: Dadinhos de tapioca

Dadinhos de tapioca crocantes e dourados, fáceis de fazer, perfeitos para petiscos, acompanhados de molho…

1 hora ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 29 de abril

Hoje é o Dia Internacional da DançaA santa do dia é santa catarina de sena.…

2 horas ago

Caxias do Sul participa da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Os pedidos de audiência podem ser enviados ao Cejusc local a qualquer momento, até a…

7 horas ago

This website uses cookies.