Desmatamento teve queda significativa na comparação de janeiro de 2022 e 2033 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Dados preliminares do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que a área agregada de desmatamento na Amazônia Legal, em janeiro, foi de 167 km². O número significa redução de 61% em relação ao registrado no mesmo mês no ano passado, quando chegou a 430 km². A análise tem como base os alertas feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).
Com área de 5 milhões de quilômetros quadrados, o que corresponde a 59% do território brasileiro, a Amazônia Legal é formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.
De acordo com o monitoramento de satélites do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em 2022 a Amazônia atingiu o 5º recorde anual consecutivo de desmatamento. A devastação, no período, atingiu a marca de 10.573 km² – uma média de 881 km² por mês.
O Deter é um levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia, feito pelo Inpe. O sistema dá suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal. A base de referência para a medição do desmatamento no país é realizada pelo Projeto e Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes).
Com informações da Agência Brasil
Use folhas de louro para espantar insetos e perfumar sua casa com esse truque simples,…
Descubra por que seu gato te lambe como se você fosse outro gato e o…
Samae realiza o serviço de limpeza e desinfecção entre os dias 5 e 9 de…
O valor da indenização terá atualização monetária e acréscimo de juros. O fato ocorreu em…
No início da madrugada, homem de 32 anos foi preso por porte ilegal de arma…
Foram localizadas 45 porções de haxixe, quatro porções de maconha, dois tijolos de maconha, além…
This website uses cookies.