Brasil

Associação projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) comemorou os números do setor neste ano de 2024. Além disso, a entidade projeta aumento de 5,6% nas vendas em 2025. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (12) pela Anfavea.

Conforme a associação, neste ano o setor teve o maior crescimento do mercado brasileiro desde 2007, sendo o Brasil o país de maior expansão entre os dez principais mercados globais. Segundo a associação, houve o maior ciclo de investimentos da história na indústria automobilística (R$ 180 bilhões); o segundo semestre foi o melhor em vendas nos últimos dez anos. Além disso, 100 mil novos empregos foram gerados em 2024.

“O Brasil foi o que mais cresceu entre os principais mercados do mundo. Esperamos começar o ano nesse ritmo acelerado e fazer de 2025 o último degrau antes da volta ao patamar dos 3 milhões de unidades vendidas”, disse o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite.

Depois de um início de ano retraído, foi no segundo semestre o impulso do setor. Só em novembro, a média de vendas foi de 13,3 mil unidades/dia, a maior em dez anos. O ano deve fechar com 2,65 milhões de veículos emplacados, alta de 15% na comparação com 2023.

No segmento dos veículos pesados, o destaque foi a comercialização de caminhões, cuja alta está estimada em 15%. No caso dos ônibus, as vendas deverão fechar o ano com um crescimento de 8,5%.

A projeção da Anfavea para o próximo ano é a de 2,802 milhões de unidades vendidas, cerca de 5,6% a mais em relação a 2024. Na divisão de grandes segmentos, a expectativa é de alta de 5,8% para automóveis e comerciais leves, e de 2,1% para os pesados.

Empregos

No que diz respeito aos empregos, a estimativa é a de criação de 10 mil vagas diretas. No total da cadeia produtiva, a geração de empregos bateu os 100 mil postos.

“No total, nosso setor é responsável por 1,3 milhão de empregos de alta qualificação, e esperamos que o atual ciclo de investimentos anunciado, de R$ 130 bilhões, abra ainda mais postos de trabalho não só na linha de montagem, mas também em algo estratégico para o país, que é pesquisa e desenvolvimento”, destacou o presidente da Anfavea.

Fonte: Agência Brasil

Diego Pereira

Recent Posts

Representante do comércio caxiense concorre à corte da Festa Nacional da Uva

Letícia Comin da Silva, 27 anos, é psicóloga e vai representar CDL, Sindigêneros e Sindilojas

10 minutos ago

Vereador solicita melhorias na sinalização e infraestrutura em trevo da Rota do Sol, em Caxias do Sul

A ideia é que o DAER, em parceria com o governo estadual, faça a realização…

33 minutos ago

Justiça mantém prisão preventiva de homem que matou ex-companheira a facadas em Bento Gonçalves

Crime ocorreu após almoço em família; vítima foi atacada sem chance de defesa. Preso não…

1 hora ago

O Silêncio dos Não Inocentes

Não podemos dizer que o silêncio é uma virtude da classe política, principalmente no Brasil.

1 hora ago

Estacionamento irregular volta a ser flagrado no Centro de Bento Gonçalves

Veículo parado na Rua Marechal Deodoro evidencia falta de fiscalização e desrespeito às normas de…

2 horas ago

Liderança para Sustentabilidade: O Comando Humano e Inovador que as Empresas Precisam

Desenvolver lideranças voltadas para a sustentabilidade é investir no futuro das empresas e da sociedade.

2 horas ago

This website uses cookies.