Blogs

Cooperativa Aurora fechou o ano de 2024 com 20% de crescimento nos espumantes

A Cooperativa Vinícola Aurora chegou ao final do ano com resultados expressivos na categoria de espumantes, reafirmando sua posição entre as líderes de mercado nacional e destacando-se pela qualidade de seus produtos. A empresa fechou o ano vendendo 7,3 milhões de garrafas comercializadas, 20% a mais do que em 2023. O crescimento médio foi de 16% e só nos moscatéis alcançou. 46% de expansão em comparação ao mesmo período do ano passado. O rótulo Aurora Moscatel se consolida como um dos carros-chefes da vinícola, representando 40% do volume de moscatéis negociados e 25% de todos espumantes comercializados pela empresa. 

São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Rio de Janeiro são os principais mercados consumidores.

“Os espumantes são a categoria que mais cresce no Brasil, alcançando, em média, 15% de expansão por ano”,

destaca Rodrigo Arpini Valerio, diretor de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora.

Neste ano, as vendas para o mercado externo também cresceram 176%, saltando de 16.830 para 46.584 garrafas. Os produtos foram comercializados para cinco países: Curaçao, Japão, México, Paraguai e Rússia.

Mudança de perfil de consumo

O resultado da Cooperativa Vinícola Aurora reflete as transformações no comportamento do consumidor brasileiro, que agora vê os espumantes como uma bebida para celebrar conquistas cotidianas, e não apenas em ocasiões sazonais como o Natal e Réveillon.

Essa democratização do consumo tem sido acompanhada por uma crescente valorização dos espumantes nacionais, que hoje detêm cerca de 80% do mercado interno. Também é consequência do aumento pela procura por estilos diversificados, como rosés e versões premium, como os espumantes com a Denominação de Origem (D.O.) Altos de Pinto Bandeira.

“Os espumantes deixaram de ser vistos apenas como bebidas para festas de final de ano e passaram a marcar presença em momentos cotidianos, evidenciando a democratização do consumo. Hoje, a Aurora registra vendas consistentes durante todo o ano, incluindo períodos que anteriormente eram considerados de baixa sazonalidade”, pontua o diretor de Marketing e Vendas da Aurora.

Atenta às tendências de mercado, a vinícola continua investindo em inovação e desenvolvimento de produtos. Novidades em linha e distribuição estão previstas para 2025, com o objetivo de atender a um público cada vez mais exigente e versátil.

Marca que mais cresceu na categoria

A Cooperativa Vinícola Aurora ficou na primeira colocação no ranking nacional ‘Marcas que mais Cresceram’ na categoria de espumantes, realizado pela revista SuperVarejo e pela Scanntech Brasil. Entre as regiões com maior destaque de preferência pelas borbulhas da empresa está o Centro-Oeste.

 

Premiações e reconhecimento

A Aurora consolida sua posição como a vinícola mais premiada do Brasil, com cerca de 920 medalhas em concursos chancelados pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Em 2024, das 46 distinções conquistadas, 16 delas foram para os espumantes, sendo o Aurora Brut Branco o rótulo mais condecorado do ano no portfólio. Enquanto que, historicamente, o espumante Aurora Moscatel ocupa o primeiro lugar do pódio, com 119 distinções em concursos nacionais e internacionais.

Os números da Aurora na categoria

Em volume, os espumantes do tipo moscatel representam 60% de todas das borbulhas comercializados pela Aurora, seguido do brut (34%), demi-sec (5%) e extra brut (1%);

  • O rótulo Aurora Moscatel representa 40% do volume de moscatéis vendidos e 25% de todas as comercializações de espumantes da cooperativa;
  • 6 linhas de produtos comercializados no mercado interno (Aurora, Procedências, Gioia, Pinto Bandeira, Saint Germain e Conde de Foucauld);
  • O Aurora Moscatel é o espumante mais premiado da vinícola, com 119 medalhas

·    

·         

Gerson Lenhard

Jornalista com atuação em jornais por 25 anos e experiência de mais de 12 anos em rádio. Acompanha a política nacional e o mundo dos negócios, especialmente em Bento Gonçalves.

Recent Posts

Farroupilha registra 124 casos de violência doméstica em três meses

Ao todo, 97 medidas protetivas acabaram sendo deferidas pelo Poder Judiciário

17 minutos ago

Justiça condena empresa terceirizada por manter 210 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves

Fênix Serviços e seus proprietários devem pagar R$ 3 milhões em indenização; valor total em…

51 minutos ago

Caxias do Sul: concurso à Corte da Festa Nacional da Uva 2026 tem 12 candidatas inscritas

O concurso será realizado no dia 23 de agosto; confira o nome das candidatas e…

1 hora ago

Acidentes deixam três pessoas feridas na Rota do Sol, em Caxias do Sul

A tarde desta terça foi marcada por dois acidentes em sequência na RSC-453 (Rota do…

2 horas ago

IPVA 2025 vence nesta quarta-feira (30) no Rio Grande do Sul

Prazo unificado facilita o planejamento dos motoristas; atraso pode gerar multas, juros e até apreensão…

3 horas ago

Bento Gonçalves registra morte e mais dois casos de meningite em abril; Saúde descarta surto

Três ocorrências foram registradas em abril, incluindo a morte de uma jovem; Vigilância Epidemiológica reforça…

4 horas ago

This website uses cookies.