Bento Gonçalves tem três casos confirmados de gripe A

0
345

Embora tenha sido intensificada a campanha para a vacinação contra o vírus influenza, muitas pessoas subestimaram a importância da vacinação.

Com a chegada do inverno que se traduz em dias mais frios e úmidos, os casos de gripe e doenças respiratória se intensificaram. Até esta sexta-feira, 13, dos 22 casos notificados de pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave, três apresentaram resultados positivos para o vírus influenza A (H1N1).

Os dois casos residentes em Bento Gonçalves é de um homem de 29 anos e uma criança de 3 anos de idade. O outro, o de uma mulher de 40 anos é um caso residente ocorrido em Guarulhos.

O Coordenador da Vigilância Epidemiológica José da Rosa, alerta que o vírus influenza tem variações e qualquer deles tem capacidade de causar quadros gripais. “A diferença está no estado prévio de saúde de cada pessoa para que o ciclo evolua com mais ou menos intensidade e determine o tempo de duração.”

O monitoramento de pacientes que apresentam Síndrome Respiratória Aguda Grave, tem sido a estratégia da Vigilância epidemiológica para observar a circulação do vírus influenza A (H1N1) e intensificar os cuidados de prevenção.

Outro fator que influenciou o resultado da campanha de vacinação este ano, é que os dias mais frios ocorreram a partir de junho e em 2017 o frio começou entre meados de abril e maio, aumentando a procura no período da campanha de vacinação.

Este ano, em Bento Gonçalves, durante o período da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, foram aplicadas 22.137 doses da vacina, alcançando 83,7% do público-alvo.

O Coordenador da Vigilância Epidemiológica chama atenção para as pessoas que apresentam quadro gripal que utilizem a etiqueta gripal evitando tocar mucosas dos olhos, nariz e boca, não compartilhar objetos, evitar beijo social e aperto de mãos, proteger a boca ao espirrar ou tossir, consultar um médico, evitar o contato aglomerações ou contato com outras pessoas e fazer repouso

Compartilhar

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.