A importância da Pesquisa de Demanda para o Destino Turístico

0
46

Nas empresas é de praxe identificar o público-alvo para poder se posicionar corretamente no mercado atingindo estes possíveis clientes.

Isto não é diferente para os destinos turísticos, conhecer o perfil do turista que frequenta a região é muito importante, pois auxilia na tomada de decisões em diversas questões, como por exemplo, na promoção e divulgação e na influência da quantidade de pessoas no local.

Saber o número de turistas que circulam na região é fundamental para analisar a capacidade de carga do mesmo. Assim, é possível identificar se esta cidade comporta este número de turistas; como isto influencia na rotina do cidadão; e como este fluxo altera setores como segurança e saúde.

Quando identificamos o perfil do turista as ações de marketing são muito mais proveitosas, pois atingem diretamente o turista-alvo do destino turístico.

Um exemplo real é o da cidade de Bento Gonçalves que já divulgou a pesquisa sobre o perfil dos turistas que visitaram a cidade nos 9 primeiros meses de 2018. Os dados mostram que 1 milhão de turistas conheceram a Capital Nacional do Vinho. Destes, 46% são do Rio Grande do Sul. O motivo das viagens é o lazer. A maioria (36%) são casais sem filhos. E o roteiro rural mais apontado na pesquisa foi o Vale dos Vinhedos, que obteve 270.703 visitas neste período (Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, 2018).

Vale dos Vinhedos / Foto: acervo pessoal

Estas informações são um verdadeiro presente para as empresas turísticas que se localizam na região desta pesquisa. Pois, elas conhecerão os turistas que frequentam a região, podendo assim, criar experiências turísticas marcantes para eles.

Nesta lógica trabalhar com jantares harmonizados; mimos especiais nos hotéis; eventos que celebrem o dia dos namorados; piqueniques ao ar livre; organização de cenários para belas fotos a dois, são algumas das opções que podem ser implantadas nos atrativos turísticos, basta despertar a criatividade.

O benefício desta pesquisa também atinge as redes sociais, pois o gestor saberá direcionar suas postagens chegando até o turista potencial, otimizando o tempo e o investimento financeiro.

Com isso, percebe-se a importância da pesquisa para o destino turístico, auxiliando no planejamento tanto do setor público quanto do privado.

Para saber mais sobre a pesquisa de demanda turística de Bento Gonçalves acesse o site da Secretaria de Turismo.

Por fim, quando você finalizar a pesquisa de demanda na sua empresa ou destino turístico é importante que o próximo passo seja priorizar a hospitalidade no momento de receber o turista. Sobre este tema tem um texto especial aqui no blog, convido-o a praticar esta leitura.

Até mais!

Compartilhar

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.