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DNIT confirma cancelamento da obra para instalação de ponte provisória entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis

Estrutura serviria de alternativa enquanto ponte definitiva é construída na BR-116, no km 174. Autarquia afirma que a travessia temporária demanda a execução de grandes aterros em rocha, que exigem prazos longos para execução

DNIT confirma cancelamento da obra para instalação de ponte provisória entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis
Foto: DNIT/divulgação


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou, na manhã desta sexta-feira (19), o cancelamento das obras para instalação de uma ponte metálica provisória entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis por sobre o Rio Caí. Os trabalhos estão paralisados há pouco mais de um mês: nos dias 16 e 17 de junho, o aterro em rocha que vinha sendo erguido para sustentar a travessia foi destruído por um temporal. Desde então, a autarquia avaliava os danos causados e elaborava um novo projeto.

A estrutura serviria de alternativa enquanto uma ponte definitiva é construída na BR-116, no km 174. A passagem original teve um dos pilares comprometido pelas chuvas no dia 12 de maio, impossibilitando o tráfego de veículos. Dois dias depois, o ministro dos Transportes, Renan Filho, visitou o trecho e anunciou a colocação da Logistic Support Bridge (LSB) pelo Exército, entre Vila Cristina e São José do Caí.

De acordo com nota, enviada à reportagem pelo DNIT, a viabilização da ponte metálica temporária demanda a execução de grandes aterros em rocha, as chamadas cabeceiras, para reduzir a extensão a ser vencida pela estrutura, que possui 50 metros, enquanto o vão total é de 90 metros.

A autarquia justifica que a robustez da obra, entre outros aspectos técnicos necessários para as cabeceiras resistirem a futuras cheias do rio, exige prazos longos de execução.

Ou seja, a medida não é viável, segundo o DNIT, uma vez que haveria a possibilidade de ser concluída próximo à previsão estabelecida para finalização da ponte definitiva, projetada, agora, para dezembro deste ano.

Ponte definitiva para dezembro

A etapa atual da travessia permanente é de execução das estacas da fundação. O anteprojeto indica que a ponte terá 180 metros de extensão e 13 de largura, além de ser 1,2 metro mais alta que a anterior. O custo total é de R$ 31 milhões.

“Mesmo reconhecendo a urgência da situação socioeconômica, a prioridade deve ser a segurança. Seguimos com a execução da solução definitiva, cuja nova ponte sobre o Rio Caí já se encontra em execução, com prazo estimado de finalização em dezembro do corrente ano com restabelecimento do tráfego parcial“, informa a nota.

Para chegar à Nova Petrópolis e Região das Hortênsias, a partir de Caxias do Sul, o DNIT recomenda o uso da Ponte do Bananal, no município de Vale Real, em conjunto com a passadeira flutuante para pedestres, implantada pelo Exército para travessia do Rio Caí.

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