Caxias do Sul

Cartório Eleitoral de Caxias do Sul abre no feriado de 1º de Maio

A pouco mais de uma semana do fechamento do cadastro, a estratégia do TRE é ampliar o atendimento dos eleitores

Foto: Prefeitura de Caxias
Foto: Prefeitura de Caxias


Como já ocorre nos anos de eleição, o Cartório Eleitoral de Caxias do Sul vai funcionar nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador. A determinação é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS). O esquema de atendimento vai ocorrer sete dias antes do fechamento do cadastro para as eleições municipais, no dia 08 de maio.

O atendimento especial é uma estratégia do TRE para permitir que os eleitores possam utilizar o dia de feriado para acessarem os serviços. Desta forma, o Cartório vai estar aberto, em horário especial, das 12h até as 17h.

Neste dia, os eleitores vão poder fazer novas inscrições para quem tem a partir de 18 anos, regularização de títulos, troca de domicílio e de seção eleitoral, e outros serviços prestados pela Justiça Eleitoral, como incluindo a coleta de digitais, o chamado cadastramento biométrico. Embora seja opcional, é recomendado que seja feito para garantir a agilidade e eliminar filas na hora da votação.

O chefe do Cartório da 169ª Zona Eleitoral, Edson Borowski, alerta os eleitores para o cumprimento do prazo final. Principalmente, com relação à formação de filas e transtorno devido ao tempo de espera pelo atendimento.

“Muitos eleitores costumam procurar o Cartório no fim do prazo. Importante não deixar para os últimos dias, porque o atendimento poderá demorar mais do que o comum”, alerta Borowski.

Neste final de semana, o Cartório não vai funcionar. Entretanto, nos últimos três dias do prazo (06, 07 e 08), vai ampliar o horário de atendimento, das 9h às 19h. O endereço é na rua Garibaldi, nr. 596, quase esquina com a rua Pinheiro Machado.

Conforme dados da Justiça Eleitoral, até o dia 26 de abril, Caxias do Sul tinha 347.179 eleitores aptos a votar no dia 06 de outubro. Atualmente, são 164 locais de votação, onde estarão instaladas 1.110 seções eleitorais.