Opinião

Praticar exercícios físicos eleva a autoestima da mulher

Praticar exercícios físicos eleva a autoestima da mulher


Vivemos em uma sociedade na qual a busca pelo corpo ideal e outros padrões de beleza é constantemente exibida e exigida nas diversas mídias, uma sociedade que impõe à mulher uma pressão psicológica que muitas vezes pode gerar sentimentos negativos, dentre eles, a baixa autoestima.

Mesmo onde, na literatura ser consenso que a prática regular de exercício físico está associada à melhora dos aspectos relacionados à saúde física e psicológica (SILVA et al., 2019; AGOSTINI et al., 2018; SIQUEIRA et al. 2017), incluindo melhora da autoestima; quase 60% da população brasileira não pratica exercícios físicos (SILVA et al., 2019).

Olhar-se no espelho e perceber que alguma gordura que te incomodava foi embora, que seu corpo está com uma estética mais desenhada, ou que o aumento de músculos está te deixando com os braços mais finos e glúteos maiores é ótimo para a confiança, claro. Mas, quando se trata de melhora na autoestima, a prática de exercícios produz efeito muito mais rápido do que os resultados na aparência.

Um estudo sobre o impacto a curto e longo prazo da prática de atividade físicas na autoconfiança, mostrou que elas têm efeito tanto diretos quanto indiretos nesse quesito. Nele, os pesquisadores mediram o índice de massa corporal (IMC) dos voluntários e descobriram que, ao praticar exercícios com regularidade, os níveis de aptidão física percebida e de imagem corporal melhoraram muito mais do que a mudança dos valores do IMC!

Dentre a relação de benefícios do exercício físico e a autoestima, podemos concluir:

  • O exercício melhora a saúde mental. Através do equilíbrio de hormônios, aumentando os hormônios ligados ao bem-estar e diminuindo os do estresse, reduz a depressão, a ansiedade e o humor negativo, também alivia a baixa autoestima e o isolamento social.
  • O exercício com constância torna seu corpo mais forte e reduz o risco de doenças crônicas. Mesmo que você não veja uma musculatura aparente, perceber-se mais forte e disposta, realizando coisas que você antes não conseguia, libera hormônios de bem-estar no cérebro, fazendo você se ver de uma maneira melhor.
  • Atividade física tem forte relação com definir e atingir metas. O sucesso de criar uma rotina de cumprimento, traz uma sensação de realização. Ao atingir seus objetivos de exercícios, você aumenta sua resistência emocional até sentir que não há nenhuma meta pessoal que você não possa conquistar!
  • O exercício torna você mais inteligente. Principalmente quando você faz exercícios aeróbicos, pois você alimenta seu cérebro com valiosos nutrientes e ajuda a função cognitiva. Após o exercício, você se sente mais alerta e focada, capaz de cumprir as tarefas do dia com mais eficiência. Isso também ajuda a melhorar sua autoestima.

E eu não estou falando somente de ir à academia não!!! Embora exista um leque de possibilidades como corrida, ciclismo, esportes coletivos, e a própria musculação, muitas pessoas não tem acesso ou tempo para investir nisso. Por isso, algumas atividades simples podem ser praticadas em casa, especialmente depois de um dia longo de trabalho quando o cansaço bate. Mas, uma orientação, mesmo em casa, é necessária.

Ainda assim, você pode começar sua rotina de atividade física com alongamentos, práticas aeróbicas como a corrida estacionária, polichinelo e pular corda. É possível também fazer exercícios de força. Com um par de halteres, ou até mesmo alguns utensílios que temos em casa, e o peso corporal, temos várias opções de exercícios para vários grupos musculares.

Por fim, tenho algumas dicas para te ajudar a realizar os exercícios físicos com regularidade, contribuindo para a melhora da sua autoestima:

  • Organize bem sua rotina, assim será mais fácil manter a regularidade;
  • Escolha um local, horário e exercícios que te agradem mais. Tudo isso ajudará na sensação de prazer;
  • Se você gosta de praticar exercícios de forma coletiva, desenvolva relações sociais, convide seus amigos e familiares para praticar com você, pode ser uma simples caminhada.
  • Dê valor às pequenas conquistas diárias;
  • Escolha entre praticar ao ar livre ou ambiente fechado, de acordo com o que mais se relaciona com o seu gosto;
  • Persista!!! Em tudo na vida, somente com dedicação alcançaremos resultados;

Invista em você! Tenha tempo para você! Sua saúde e qualidade de vida devem ser PRIORIZADAS.