Memória LEOUVE

Defesa Civil contabiliza estragos em pelo menos seis bairros de Bento

Defesa Civil contabiliza estragos em pelo menos seis bairros de Bento


A forte chuva que atingiu a região de Bento Gonçalves na noite desta segunda, 24, ocasionou dezenas de problemas. No bairro Juventude, o asfalto cedeu, após danos à tubulação de esgoto. A Rua Luís Tomedi, na divisa com o bairro Conceição, teve que ser interditada por agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMT). Na Rua Lídia da Silva Castagnetti, um carro chegou a ser arrastado pela enxurrada. Na Linha Pedro Salgado, houve desmoronamento de terra, ocasionando a interrupção da via. Naquela localidade, assim como no bairro Ouro Verde – onde um muro caiu –, a lama também invadiu casas.

 

A chuva começou por volta de 20 horas. As trovoadas e o alto volume de chuva assustaram os moradores. O Corpo de Bombeiros registrou cerca de 120 chamados em uma hora. Ainda durante a noite, eles precisaram retirar uma árvore que havia caído numa rua do bairro Borgo. Também houve atendimentos nos bairros Municipal e Zatt. Neste, a quadra de esportes foi parcialmente destruída (foto). No Eucaliptos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu a uma mulher ferida, após uma queda.

 

No Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi), da Universidade de Caxias do Sul (UCS), houve alagamento em alguns corredores.

 

Na manhã desta terça, os estragos eram contabilizados. O coordenador da Defesa Civil Municipal, Miguel Ehlert, informa que uma equipe do órgão está monitorando as áreas de maior risco e atendendo os casos emergenciais. “Ainda durante a chuvarada, começamos a mapear os locais onde havia mais problemas, como no bairro Eucaliptos, onde uma das principais ruas terá que ser interditada”, conta o coordenador.

 

Lonas e alguns equipamentos foram distribuídos para famílias que tiveram casas danificadas. Ehlert diz que os principais bairros atingidos foram o Conceição, Juventude, Municipal e Linha Pedro Salgado.

 

PREVISÃO – Os centros de meteorologia mantém o alerta para esta terça e quarta. O Climatempo explica que áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica entre a Argentina e o Paraguai estão favorecendo a formação de nuvens muito carregadas em boa parte do Rio Grande do Sul. Ainda há previsão de chuva forte, com raios e ventania em todo o centro-oeste gaúcho. Ainda são esperados grandes acumulados, que podem acarretar alagamentos e desmoronamentos em áreas de encosta. Além da chuva volumosa, há expectativa de intensa atividade elétrica (raios), fortes ventanias e queda de granizo.