Memória LEOUVE

Áudio revela suposta presença da facção “Os Manos” no tráfico em Caxias

Áudio revela suposta presença da facção “Os Manos” no tráfico em Caxias


A reportagem do Portal Leouve e da Rádio Viva 94,5 FM teve acesso a um áudio que circula pelo WhatsApp. A gravação, que ao que tudo indica foi feita por um criminoso de Caxias do Sul, seria mais uma prova da presença da facção criminosa “Os Manos” no município. No áudio, o bandido que se identifica como Alan diz que a facção está pronta para guerrear com quem tentar vender drogas na Chapa, uma região do bairro Planalto.

 

O local é conhecido na cidade por ser um dos pontos mais movimentados da venda de drogas da cidade. A presença do Manos na Serra – a facção tem origem nos presídios da região metropolitana de Porto Alegre – havia sido tornada pública pela primeira vez em outubro de 2015, por meio de uma postagem do jornalista Guilherme A.Z. Pulita.

 

Na publicação em uma rede social, ele revela um manual de conduta dos manos e fotos de pichações da facção dentro da cadeia. No áudio que circula agora pelos celulares, Alan diz que a venda de drogas na Chapa só pode ser feita pela facção e que quem tentar vender na área será morto.

 

 

O titular da Delegacia de Furtos, Roubos e Capturas, delegado Mario Mombach, ouviu o áudio e afirmou que desconhece qualquer vinculação do tráfico em Caxias com “Os Manos" da capital. De acordo com o delegado, o conteúdo da gravação parece mais uma tentativa de marcar território e intimidar possíveis concorrentes na venda de drogas na chapa.

 

Ouça o áudio: