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BR-448: extensão da Rodovia do Parque ficou de fora do anúncio das obras pelo Governo Federal

Ministro dos Transportes, Renan Filho, comunicou a conclusão de 13 obras no Rio Grande do Sul

BR-448: extensão da Rodovia do Parque ficou de fora do anúncio das obras pelo Governo Federal
Foto: Governo Federal


Elaborado para melhorar a qualidade das rodovias brasileiras, o Plano de 100 Dias com as ações prioritárias do Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, para os setores rodoviário e ferroviário terá cerca de R$ 1,7 bilhão para retomar e intensificar obras, preparar rodovias para o período de chuvas, garantir o escoamento da safra agrícola e diminuir o número de acidentes graves.

As prioridades nos setores ferroviário e rodoviário foram detalhadas nesta quarta-feira (18) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante coletiva de imprensa. Segundo ele, o governo vai priorizar e fortalecer o uso dos recursos já existentes para obras estruturantes.

“Vamos investir nos grandes corredores de transporte, nas duplicações de rodovias e nas integrações ferroviárias para a ampliar competitividade da nossa economia. Estamos fazendo o reordenamento do ciclo de planejamento para os próximos quatro anos”, afirmou.

BR-448 (Rodovia do Parque) ficou fora do anúncio

A expectativa de diversos setores da economia do Rio Grande do Sul, principalmente de empresários da serra gaúcha, era o anúncio do prolongamento da BR-448 (Rodovia do Parque), entre Sapucaia do Sul e Portão. O consórcio Magna-Enecon foi o vencedor da licitação para desenvolver o projeto da extensão – última etapa antes do início das obras. A ideia é alongar a rodovia em mais 18,7 quilômetros, se tornando a Rodovia da Serra, sendo que, o novo trecho fará com que o motorista não precise passar pela BR-116, em São Leopoldo, evitando os constantes congestionamentos da saída da região metropolitana, e da famosa ponte do Rio do Sinos ( a conclusão desta obra também não foi contemplada no anúncio). As informações da assessoria de imprensa do Ministério dos Transporte é que as obras não teriam condições de ser iniciadas e concluídas no período de 100 dias proposto inicialmente pelo atual administração.

Entrega de 861 quilômetros

O valor possibilitará a entrega de 861 quilômetros pavimentados, revitalizados e sinalizados até abril de 2023. Ainda haverá a construção e revitalização de 72 pontes e viadutos no mesmo período. As principais entregas estão incluídas em 12 rodovias que cortam o país. São elas: a BR-432/RR, BR-364/AC, BR-116/CE, BR-101/SE, BR-116/BA, BR-080/GO, BR-101/AL, BR-381/MG, BR-, 447/ES, BR-163/PR, BR-470/SC e BR-116/RS.

Obras anunciadas para o Rio Grande do Sul

    • Início das obras da ponte sobre o Rio das Antas, na BR-285, em São José dos Ausentes
    • Duplicação de 15 quilômetros da BR-116, em Camaquã
    • Avanço da Travessia Urbana de Santa Maria
    • Recuperação emergencial da ponte entre Uruguaiana e Paso de los Libres
    • Reabilitação da ponte sobre o Rio Conceição, em Santana do Livramento
    • Recuperação do pavimento da BR-472, entre São Borja e Itaqui
    • Conclusão de trevo da BR-116, em Dois Irmãos
    • Início das obras da ponte sobre o Rio Camaquã, na BR-116
    • Ordem de início dos serviços para projeto na ponte sobre o Rio Uruguai, em Porto Xavier
    • Assinatura de contrato para nova ponte do Rio Ibicuí, entre Uruguaiana e Itaqui
    • Publicação de edital para obras de duplicação da BR-116, em Cristal
    • Assinatura de contrato e ordem de serviços de duplicação da BR-116, em São Lourenço do Sul
    • Publicação de edital para obras da BR-116, entre São Lourenço do Sul e Pelotas