Comportamento

Morre a última irmã fundadora do Carmelo Menino Jesus em Caxias do Sul

Morre a última irmã fundadora do Carmelo Menino Jesus em Caxias do Sul
Foto: Divulgação


A irmã Maria José do Menino Jesus, Wilma Dillmann, de 99 anos, faleceu nesta quinta-feira (1), por volta de 4h. Ela foi uma das fundadoras das Irmãs do Carmelo do Menino Jesus, do bairro Panazzolo, em Caxias do Sul. Era a última fundadora viva.

Irmã Maria nasceu em julho de 1923 em Santo Angelo. O velório está ocorrendo na Capela das Irmãs do Carmelo Menino Jesus, na parte da tarde haverá abertura para o público, às 16h30 desta quinta-feira, ocorre uma missa presidida pelo bispo Dom José Gislon e na sequência o sepultamento.

Nota da diocese

A Diocese de Caxias do Sul manifesta o seu pesar e solidariedade aos familiares e às Irmãs Carmelitas do Carmelo do Menino Jesus, em Caxias do Sul, pelo falecimento da Rev.ma Ir. MARIA JOSÉ DO MENINO JESUS, no século, Wilma Scherer Dilmann, ocorrido nesta quinta-feira, 01 de setembro.

Com 99 anos, Irmã Maria José parte para a Casa do Pai, deixando-nos uma profunda herança espiritual, ao longo de 72 anos de vida consagrada, servindo ao Povo de Deus, numa vida de total entrega à oração e à caridade fraterna. Por sua “alma forte e generosa”, foi designada para integrar o grupo das irmãs que recebera a missão de fundar o Carmelo do Menino Jesus em Caxias do Sul, o qual foi inaugurado em 08 de julho de 1951. Deus seja louvado pelo dom de sua vida e missão na Igreja de Cristo, de modo particular, na Ordem das Carmelitas Descalças e na Diocese de Caxias do Sul.

Em preces, suplicamos ao Pai das Misericórdias que acolha em seu Reino esta nossa veneranda irmã, que serviu a Igreja de Deus com amor e fidelidade, para que possa participar do Banquete Nupcial do Cordeiro, e selar a aliança do amor eterno com o Divino Esposo.

Requiescat in pace. Amen.

Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul

Irmãs do Carmelo do Menino Jesus

O Carmelo do Menino Jesus de Caxias do Sul foi fundado em 08 de julho de 1951. Esteve à frente desta fundação Madre Ângela Maria da Imaculada Conceição, natural de Barcelona, Espanha.  Sensibilizada pela falta de acolhida que o Filho de Deus teve ao vir ao mundo – “Não havia lugar para eles” (Lc 2,7) – propôs a esta nova comunidade a espiritualidade do Natal.

Desejou Madre Ângela que as Irmãs ai se dedicassem à contemplação e ao acolhimento do Verbo Encarnado, de modo a reparar a rejeição que Jesus sofreu naquela noite santa do Natal. Quis que pela devoção à santa Infância de Jesus, no cultivo das virtudes cristãs ensinadas pelo Mestre divino em seu Evangelho este Carmelo fosse uma gruta de Belém, onde as felizes habitantes sejam testemunhas de Fé no grande mistério da Encarnação.

Logo foram surgindo muitas jovens cheias de fé e ideal que se decidiram pela vocação do Carmelo. Surgiu então desse Carmelo de Caxias do Sul uma nova fundação na cidade de Santo Ângelo.

Hoje a comunidade é composta por 18 Irmãs, onde unidas vivemos a alegria do carisma teresiano, ajudando-nos mutuamente na vivência da vocação, tendo como ideal a intimidade com Deus.

Foto: Irmãs do Carmelo / Site