Mundo

China não pode impedir que líderes viajem para Taiwan, diz Pelosi

A presidente da Câmara dos Deputados dos EUA deixou hoje (3) a ilha

China não pode impedir que líderes viajem para Taiwan, diz Pelosi
Foto: REUTERS / Jonhatan Ernst


A China não pode impedir que líderes mundiais viajem para Taiwan, disse a presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, nesta quarta-feira, após concluir uma visita à ilha autogovernada.

“Infelizmente, Taiwan foi impedida de participar de reuniões globais, mais recentemente da Organização Mundial da Saúde, por causa de objeções do Partido Comunista Chinês”, disse Pelosi em comunicado.

“Embora possam impedir Taiwan de enviar seus líderes a fóruns globais, não podem impedir que líderes mundiais, ou qualquer pessoa, viajem a Taiwan para homenagear sua florescente democracia, destacar seus muitos sucessos e reafirmar nosso compromisso com a colaboração contínua.”

Fonte: Agência Brasil

Acompanhe também: A visita da presidente da Câmara a Taiwan: entenda a tensão entre EUA e China

O governo chinês disse que monitorou de perto o itinerário do voo que transportou a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a qual fez uma visita a Taiwan nesta terça-feira (2). A aeronave pousou à noite na ilha, pouco antes de 22h44min (11h44min no horário de Brasília). (Matéria completa no link acima).

China lançará “operações militares” por visita de Pelosi a Taiwan

Os militares chineses foram colocados em alerta máximo e lançarão “operações militares direcionadas” em resposta à visita da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan, afirmou o Ministério da Defesa da China nesta terça-feira (2). (Matéria completa no link acima).