Custo de Vida

Economia de Caxias do Sul tem queda de 5,3% em fevereiro

Dados divulgados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL)

(Foto: Ana Clara Nazario/CIC Caxias / Divulgação)
(Foto: Ana Clara Nazario/CIC Caxias / Divulgação)


A economia de Caxias do Sul caiu 5,3% em fevereiro, na comparação com janeiro, resultado do desempenho negativo tanto da indústria como do comércio e dos serviços. Na comparação com fevereiro de 2021, porém, a economia local cresceu 2,2%. Também neste indicador, os serviços registraram queda (-9,2%), enquanto a indústria aumentou 9,2% e o comércio se manteve estável. Estes e outros indicadores foram divulgados nesta terça-feira (5) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL).

Na análise do indicador acumulado do ano, em que se compara o primeiro bimestre de 2021 com igual período do ano passado, houve um crescimento na indústria da ordem de 13%. O comércio caiu 0,7% e os serviços, 5,5%, fazendo com que no acumulado do ano a economia de Caxias do Sul registre um crescimento de 5,3%. No acumulado de 12 meses, o índice é de alta: 6,6%.

Para a diretora do Centro de Ciências Sociais e professora de Economia da UCS, Maria Carolina Gullo, fevereiro é um mês com menos dias trabalhados, o que pode explicar o desempenho negativo do período. “Fevereiro tem menos dias úteis, e as pessoas ainda estão se movimentando, deixando a cidade ainda vazia, prejudicando o comércio e os serviços. A indústria também trabalhou menos por conta de menos dias uteis, isso ajuda a explicar o desempenho fraco de fevereiro em comparação com janeiro”.

O levantamento aponta ainda que alguns itens que compõem o Índice de Desenvolvimento Industrial (IDI), como utilização da capacidade instalada, compras industriais e vendas industriais, por exemplo, foram negativos em fevereiro na comparação com janeiro. Na comparação com fevereiro do ano passado, no entanto, todos os itens que compõem o Índice de Desempenho da Indústria (IDI/Caxias) foram positivos, com destaque para as compras industriais (21,6%).

“A gente precisa entender que o desempenho em relação a fevereiro do ano passado, que a base de comparação ideal é sempre com o mesmo mês do ano anterior, essa a gente empatou, ficou ligeiramente positivo. E isso é bom, pois conseguimos apresentar um desempenho melhor. Lembrando que a base do ano passado é boa, pois janeiro e fevereiro do ano passado havia uma certa flexibilização das atividades econômicas, que depois vieram a ser restringidas em março devido a nova variante”, ressalta Maria.

No acumulado dos últimos 12 meses, as exportações caxienses cresceram 16,2%. As importações, no mesmo período, cresceram 56,4%. Com isso, o saldo da balança comercial caxiense foi negativo em 37,8% nos últimos 12 meses.

Em relação aos postos de trabalho, o estudo mostra que o mercado formal apresentou aumento de 2.003 novas vagas em fevereiro, um crescimento de 1,3% no mês. O maior número de empregos ocorreu na indústria. Foram 1.283 vagas criadas em fevereiro. Em Caxias do Sul, o estoque de empregos formais está na marca dos 155.372.