Caxias do Sul

Prefeitura recebe DNIT para discutir sobre obras na BR-116, em Caxias do Sul

Estudos sobre intervenções urbanas foram apresentadas para representantes do departamento

Foto: Bianca Prezzi
Foto: Bianca Prezzi


Na tarde da última quinta-feira (03), o prefeito Adiló Didomenico, a vice-prefeita Paula Ioris, a secretária de Planejamento, Margarete Bender, os secretários de Trânsito, Transportes e Mobilidades, Alfonso Willenbring, e de Gestão e Recursos, Maurício Batista, além de técnicos das pastas, receberam representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul (DNIT), no Centro Administrativo. A reunião tratou da pauta de obras na BR-116 no perímetro urbano de Caxias do Sul. A ideia é viabilizar uma parceria com recursos federais e municipais para qualificar a mobilidade e melhorar as condições de segurança viária.

A titular da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) apresentou algumas propostas de inclusão com a DNIT. Na oportunidade, foram indicadas três proposições por parte da prefeitura, sendo elas: intervenção maquinária nos entroncamentos da BR-116 com as ruas Pedro Olavo Hoffmann e João Orestes Faoro, além do viaduto na Perimetral Norte. Segundo a secretária, estes projetos já possuem material técnico para sustentar uma análise preliminar, o que auxilia o DNIT.

Foram destacadas mediações classificadas como pontos críticos pelo Poder Público, onde a principal é o projeto executivo do viaduto na Perimetral Norte da cidade. A obra é considerada uma necessidade pela Prefeitura devido ao grande fluxo de veículos no local, além dos problemas de transposição da rodovia.“É um dos pontos críticos com maior destaque. Temos um conjunto semafórico no local que vem comportando muitos veículos e o viaduto auxiliaria na fluidez do tráfego, gerando mais segurança a todos que ali se deslocam”, explicou Margarete.

Segundo o superintendente do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, o departamento agora prepara uma observação de ponto crítico para avançar na proposta com o Poder Público. “Vamos avaliar toda a questão de tráfego para ver se a pendência se enquadra na atuação do departamento. A partir disso, estudaremos para conseguir absorver os dados da Prefeitura e viabilizar o projeto do viaduto”, explicou.

O prefeito destacou a importância da ação em conjunto com o departamento federal e falou sobre o avanço da intervenção: “A Prefeitura agora trabalha para dar andamento nisso. São pontos críticos e vamos viabilizar as solicitações do DNIT para concluir esses processos”, disse.

Referente à expectativa das ações do Poder Público, a titular da SEPLAN comentou sobre o plano executivo. “Entendemos essa obra como um projeto sólido com estudos avançados. Vamos progredir com o protocolo do processo e atualizar o orçamento da intervenção. A partir do encaminhamento, vamos buscar mais ações atrás de recursos, a fim de atingir essa proposta”.