Comportamento

Em homenagem por trevo, autoridades projetam novas obras na BR-470

Em homenagem por trevo, autoridades projetam novas obras na BR-470


Homenagem reuniu autoridades políticas da Serra, como o presidente da Amesne, Antonio Cettolin (Fotos: Valéria Loch/divulgação)

Um ato de reconhecimento e homenagem ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) pelas melhorias realizadas no chamado Trevo da Telasul reuniu autoridades regionais na sede da Câmara de Indústria e Comércio de Garibaldi na manhã desta segunda-feira, dia 26, em uma iniciativa da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (Cics Serra) da CIC de Garibaldi e da prefeitura da cidade que também reconheceu o trabalho do deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) na conquista da melhoria.

Cinco meses depois da inauguração da obra, as autoridades confirmam que, apesar de ser considerada paliativa – a região pleiteia a construção de um viaduto no local –, a nova rotatória melhorou o fluxo de veículos e reduziu a insegurança na travessia. Para Hiratan Pinheiro da Silva, superintendente do DNIT no Rio Grande do Sul,

Ficamos lisonjeados, é uma questão atípica. A gente trabalha pelas melhorias. Não somos o gestor do orçamento, mas tentamos fazer o melhor possível”, avalia ele, que lembrou de outras frentes de trabalho do departamento, como a BR-116 na entrada de Caxias do Sul. Para o superintendente, há expectativa para a construção de um viaduto no trevo da Telasul, o que poderá acontecer em um projeto que preveja a duplicação da rodovia.

A construção entra num rol de obras como ponte do Guaíba, como duplicação da BR-116. Então, ele entra dentro de uma disputa nacional de maior vulto. Temos que ter essa ciência: o trevo veio de forma imediata, o viaduto tem que vir dentro da duplicação. A gente sabe que a 470 agora, a partir da conclusão do estudo de viabilidade técnica em 2018 ela tem que se tornar uma obra prioritária para o governo”, afirmou.

O investimento na nova rótula facilitou o fluxo de veículos e também proporcionou maior segurança aos motoristas. As obras foram concluídas em outubro do ano passado, após um ano e meio de trabalho, com um investimento de cerca de R$ 6 milhões.

O deputado Santini confirmou a expectativa. Para ele, que recebeu a homenagem “como um bálsamo para seguir lutando”, a construção da nova rotatória era o possível naquele momento para melhorar a segurança no local. Santini comemora, mas já projeta outras necessidades da rodovia. “Temos que trabalhar pela conclusão do trecho não pavimentado, entre André da Rocha até Lagoa Vermelha, temos que pensar na duplicação da Serfra das Antas, a conclusão do viaduto no trev o da Telasul num futuro próximo, a ponte que liga Triunfo a São Jerônimo. São etapas que vamos gradativamente conseguir vencendo, se tivermos a manutenção desta unidade entre setor empresarial, setor político através dos prefeitos e da representação parlamentar”, disse.

O deputado acredita que, depois da conclusão do estudo de viabilidade, poderá ser iniciado o planejamento dessas obras e, depois disso, a busca por recursos.