4ª Cavalgada dos Metalúrgicos e Metalúrgicas vai celebrar o tradicionalismo gaúcho em Caxias do Sul

Evento vai homenagear personalidades ligadas ao tradicionalismo com o Troféu Vilson Pontes. A concentração começa as 7h30 deste sábado (28), no estacionamento da Vila Poliesportiva da Universidade de Caxias do Sul

4ª Cavalgada dos Metalúrgicos e Metalúrgicas acontece neste sábado (28)
4ª Cavalgada dos Metalúrgicos e Metalúrgicas acontece neste sábado (28) | Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul


O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região realiza no sábado (28), a 4ª Cavalgada dos Metalúrgicos e das Metalúrgicas. A concentração terá início às 7h30 da manhã no estacionamento da Vila Poliesportiva da Universidade de Caxias do Sul.

Perto das 9h30 os cavaleiros saem carregando a Chama Crioula em direção ao Clube do Trabalhador, a Sede Campestre da entidade, localizada no Travessão Cavur, divisa com Flores da Cunha. Ao meio-dia, a cavalgada chega ao destino, quando acontece a cerimônia de premiação dos homenageados deste ano e posterior churrasco. Às 13h acontece show com atração musical tradicionalista.


João de Almeida Neto é atração confirmada desta quarta edição. A Cavalgada, que vai acontecer dia 28 de setembro, tem o objetivo de manter viva a cultura gaúcha e vai homenagear com o troféu Vilson Fontes, personalidades ligadas ao tradicionalismo: Pricila da Silva, Cassiano Boff, Deise Gomes Fontes e Marco Véio são os homenageados deste ano.


Em 2023 um total de 180 pessoas, entre cavaleiros e grupos de apoio, participaram da Cavalgada.


Confira a programação da 4ª Cavalgada dos Metalúrgicos e Metalúrgicas:

  • 7h30 Concentração com café na Vila Poliesportiva da UCS
  • 8h30 Saída em direção ao Clube do Trabalhador
  • 12h Churrasco de boas vindas
  • 13h Show com João de Almeida Neto

(O almoço é liberado para os cavaleiros. Apoio e demais participantes podem adquirir o ingresso no local no valor de R$ 35,00)

Conheça os homenageados da 4ª Cavalgada dos Metalúrgicos e Metalúrgicas com o Troféu Vilson Fontes:


Pricila da Silva

Natural de Nova Petrópolis, Pricila nasceu no dia 13 de abril de 1982. Filha de João da Silva e Neli Terezinha Pereira da Silva. Os irmãos são: Marilei, Cleir, Selma, Sonia, Rita, Davi, Simone e Eliane. Casada com Elisandro da Conceição mãe de dois filhos: Marlon e Erick; e vó de dois netos: Castiel e Edward. Há 26 anos, Pricila iniciou pela artística no CTG Galpão Serrano de Flores da Cunha, junto com o marido.


Sobre ser homenageada na Cavalgada dos Metalúrgicos, Pricila diz ser uma honra. “Do fundo do meu coração, já estou dando o meu melhor, já estou convidando no boca-a-boca. Parabéns por vocês fazerem este evento. Eu sou grata, juntamente com a Balaca por esta oportunidade. Dia 15 estaremos aí, fazendo a maior bagunça.”


Deise Gomes Fontes

Natural de Vila Seca, em Caxias do Sul, nasceu em 1990. É filha de Vilson Alves Fontes e de Roza de Fatima Francisca. O amor às tradições gaúchas vem da infância. O pai laçava nos torneios e a levava junto, desde pequena. Também já participou de vários CTG’s. Tem duas éguas, a Audaciosa da Estância Serrana e a Maia. Deise conta que o pai sempre tinha dois cavalos.

Deise participou da primeira e da terceira edição da Cavalgada dos Metalúrgicos. O nome do Troféu Vilson Fontes é em homenagem ao pai de Deise. “Eu não esperava ser homenageada, é gratificante demais ser reconhecida pelo legado do meu pai. Não esperava mesmo. Já convidei amigos e quero todos lá participando.”

Marco Véio

Marcos Ramos é motorista. Nasceu em 24 de setembro de 1973. Natural de Caxias do Sul, é filho de Cidelcino Ramos e Amélia Borges Ramos. Casado com Raquel Andreia Ramos e pai do Felipe João Ramos, de 18 anos e da Fernanda Andreia Ramos, de 28 anos. Marcos conta que o Marco Véio ficou mais popular por causa de um vídeo que postou nas redes sociais onde aparece pilchado andando de bicicleta, com uma mochila e uma cachorra dentro da mochila.

Sobre ser homenageado nesta edição, conta que ficou surpreso: “Ano passado quando me avisaram que eu seria homenageado, eu fiquei surpreso e foi uma emoção muito grande. Sou o simples Marco Véio, mas disseram que eu mereço, porque estou em todas. Sou brincalhão nas cavalgadas, levo o radio, canto. Deve ser por isso que me convidam.”

Cassiano Boff

Cassiano Ricardo Boff é veterinário. Natural de Caxias do Sul, nasceu em 14 de agosto de 1977. Filho de Rui Fernando Casemiro Boff e Leane Antonieta Giacomet Boff. O pai costumava participar de cavalgadas e quando Cassiano tinha 12 anos, a família comprou seu primeiro cavalo.

Ele conta que sempre participou de cavalgadas: “Nos desfiles da Semana Farroupilha em Flores da Cunha é que tenho minhas primeiras memórias de cavalgadas,” relembra Cassiano. Ele se formou em medicina veterinária no ano de 2009. É especialista em clínica equina.


Sobre a homenagem na 4ª Cavalgada dos Metalúrgicos, ele destaca que gostou muito da lembrança: “Primeira vez que sou homenageado. Me dou muito bem com o pessoal do Sindicato. Trabalho desde a primeira edição como veterinário. Acompanhei todas as Cavalgadas dos Metalúrgicos, a cavalo em todas” conta Cassiano dizendo que nesta edição a filha Valentina vai participar, principalmente por se tratar de um momento tão especial para ele.