EDIÇÃO DE 40 ANOS

Confira cinco destaques da Feira do Livro de Caxias do Sul, que começa nesta sexta

O Portal Leouve organizou dicas da festa literária deste ano, selecionadas por personagens do segmento na cidade

Confira cinco destaques da Feira do Livro de Caxias do Sul, que começa nesta sexta
Foto: Carol Mussoi/Divulgação


Caxias do Sul abre a 40ª edição da Feira do Livro nesta sexta-feira (27), a partir das 18h, na Praça Dante Alighieri. O público poderá participar de uma programação que envolve 60 bate-papos e palestras com escritores locais e nacionais, além de oficinas e atividades culturais até o dia 13 de outubro.

Para aquecer os leitores, o Portal Leouve organizou cinco destaques da festa literária deste ano, selecionados por personagens do segmento na cidade. São eles: a patrona da Feira do Livro, a escritora Helô Bacichette; o amigo do livro, o contador de histórias, Roger Castro; a secretária municipal da Cultura, Magali Quadros; a proprietária da livraria Mercado de Ideias, Maria Helena Lacava; e o presidente da Academia Caxiense de Letras (ACL), Juliano De Ros.

25 bancas e milhares de histórias

Estarão dispostas, em área coberta de 2,6 mil metros quadrados, 18 bancas de publicações para adultos, além de outras sete infantojuvenis, marcando a volta desse espaço à feira. O preço dos livros terá 20% de desconto. O local também reunirá espaços dedicados às sessões de autógrafos, o Espaço do Leitor e o palco principal, onde serão realizados bate-papos, apresentações artísticas e contações de histórias.

Além da praça, a feira vai ocupar a Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niederaueur, o Teatro Municipal Pedro Parenti e a Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim. Aqui, você confere a programação completa.

Maratona de Contação de Histórias – Helô Bacichette

A 16ª Maratona de Contação de Histórias irá marcar a programação do dia 4 de novembro, sexta-feira que vem, com atividades das 8h30 às 17h. É a dica, deixada pela patrona Helô Bacichette.

Serão vários contadores de história em um rodízio intenso de encantamento e magia pura. Vamos receber Bárbara Catarina, de Canoas; Eleonora Medeiros, de Uruguaiana; e, de Caxias do Sul, Zéh Henrique, Aline Luz e Gica Conta. Eu também subirei ao palco para participar, vai ser um momento muito especial e espero que as pessoas possam participar, porque tem tudo a ver com a temática (da feira), que é ‘Colecionando Histórias e Memórias’.

Retorno da ala infantojuvenil – Maria Helena Lacava

A livreira Maria Helena Lacava se encaminha para sua 29ª feira à frente da Mercado de Ideias, uma das 25 bancas que abastecerão os leitores a partir desta sexta-feira. Para convidar o público, a comerciante destaca o retorno da ala infantojuvenil ao evento, com sete livrarias.

Muitos anos atrás nós tínhamos apenas uma barraquinha de livros infantis, que era trabalhada com a Biblioteca Pública. E, agora, retornando, na 40ª edição, a ala infantil, é muito importante. Teremos vários colegas, cada um com sua banca, que vão presentear a cidade novamente com a leitura infantil e infantojuvenil.

Passaporte da leitura – Magali Quadros

A secretária da Cultura, Magali Quadros, comentou sobre o Passaporte da Leitura, que serve de elo entre estudantes e autores para promoção da leitura no ambiente escolar.

Nosso projeto Passaporte da Leitura, uma atração tradicional que atende às escolas municipais, continua a ser uma ponte vital entre os estudantes e o universo literário. Durante a feira, estudantes terão a oportunidade de interagir diretamente com os autores cujas obras tiveram a chance de explorar em sala de aula, promovendo uma experiência educativa única e inesquecível.

Criatividade a partir da poesia – Juliano De Ros

O poeta e escritor, e atual presidente da Academia Caxiense de Letras (ACL), Juliano de Ros, indica, entre os 60 encontros previstos na programação, a oficina A poesia como instrumento de criatividade e bem-estar. A atividade terá lugar na Galeria de Arte Gerd Bornheim, ao lado da Praça Dante, no sábado (1°), às 15h.

Esta oficina poética, junto com palestra que ensina a poética livre de julgamentos, é destinada a todo o público, com intuito de mostrar que todas as pessoas têm a capacidade da escrita poética. Será ministrada por mim em conjunto com cerca de 12 acadêmicos da ACL, que farão parte da leitura e récita dos poemas exemplificativos e dos conceitos apresentados.

Lançamento de livro – Roger Castro

Três peixinhos e um aquário – contos brincantes dá nome à primeira obra do amigo do livro deste ano, Roger Castro. Ele é coautor ao lado de Elaine Pasquali Cavion, Gica Conta e Zéh Henrique. Castro convida os leitores a participarem do lançamento, que está marcado para domingo (28), às 15h, no palco principal do evento.

Faremos a contação de história e sessão de autógrafos, e os primeiros presentes vão ganhar um exemplar do livro, que é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo e pela Secretaria da Cultura de Caxias. É uma novidade que me emociona, por estar na feira como amigo do livro e lançar o meu primeiro livro.