PREVENÇÃO

Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe avalia projeto visando a prevenção de desastres naturais em Caxias do Sul

Iniciativa contará com US$ 200 mil para soluções sustentáveis e proteção contra os impactos das cheias e outros problemas relacionados ao clima

CAF
Foto: Cristofer Giacomet


Caxias do Sul vai implementar um novo projeto para mitigar os efeitos das cheias e desastres naturais. A iniciativa contará com US$ 200 mil do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) para desenvolver soluções técnicas para reduzir os danos ambientais e socioeconômicos, especialmente nas áreas rurais.

O projeto será executado em 18 meses e terá a coordenação da Secretaria Municipal de Gestão e Finanças (SMGF). A Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA), a Secretaria de Agricultura (SMAPA) e a Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) também participarão. O documento já foi encaminhado para apreciação do banco.

Entre as ações previstas estão o desassoreamento de rios, o monitoramento preventivo e a ampliação do plano de contingência. As medidas também visam proteger a agricultura local e aumentar a resiliência da cidade. Soluções sustentáveis, como práticas agrícolas de baixo carbono, também serão promovidas visando a proteção do solo e da biodiversidade.