Plantão

Viagem Segura fiscaliza cerca de 27 mil veículos no feriadão de Ano Novo

Viagem Segura fiscaliza cerca de 27 mil veículos no feriadão de Ano Novo


Neste feriadão de Ano Novo, no qual foi intenso o deslocamento de veículos para o Litoral, a fiscalização da Operação Viagem Segura atingiu 26.946 veículos. Desde a zero hora de sexta-feira, dia 29 até a meia-noite de segunda, dia 1º de janeiro, foram flagradas 8.593 infrações e recolhidos 663 veículos e 208 carteiras de habilitação irregulares.

No combate à alcoolemia ao volante, a Brigada Militar (BM), o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram 1.593 abordagens com testes de etilômetro. Destes, 36 condutores não puderam prosseguir viagem e foram autuados devido ao resultado positivo no bafômetro (seis foram enquadrados em crime de trânsito e conduzidos a delegacias de polícia). Outros 27 condutores se recusaram a realizar o teste. Todos vão sofrer as sanções administrativas do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, ou seja, multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano (além da retenção do veículo e do documento).

Apesar do esforço conjunto dos órgãos de trânsito para a redução do número de acidentes, nos quatro dias da 83ª Operação Viagem Segura, ocorreram nas ruas e estradas gaúchas 185 acidentes, que resultaram em 19 mortos e 175 feridos.

A ação tem como principais parceiros PRF, BM, CRBM, Detran RS e Polícia Civil. Também colaboram órgãos de trânsito municipais (EPTC, em Porto Alegre), ANTT, Dnit, Cetran RS, Daer, EGR, Famurs, além de representantes da sociedade civil organizada, como o Lions Club e o Instituto Zero Acidente.

Megablitz

Na noite de sexta-feira, o Detran RS, a BM, a Polícia Civil e a EPTC realizaram mais uma operação conjunta na capital. A Megablitz ocorreu na Avenida Loureiro da Silva, próximo ao número 1.873, com a participação de equipes da Balada Segura.

Foram abordados 228 veículos, resultando em 79 autuações diversas. A fiscalização flagrou quatro motoristas dirigindo sob a influência de álcool (teste do etilômetro positivo) e outros 14 que se recusaram a fazer o teste, todos igualmente autuados.