Bento Gonçalves

Uso de drogas em vídeo faz Susepe transferir presos do presídio de Bento

Uso de drogas em vídeo faz Susepe transferir presos do presídio de Bento


Homens do Gaes entraram no presídio na manhã desta quinta-feira em busca de irregularidades (Fotos: Airton Ferreira)

 

Uma revista especial realizada pelo Grupo de Ações Especiais (Gaes) da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) na manhã desta quinta-feira, dia 9, no Presídio Estadual de Bento Gonçalves resultou na transferência de 10 presos da penitenciária, considerados “lideranças negativas”. A ação responde a uma série de denúncias de irregularidades que estariam ocorrendo na casa prisional.

Cerca de 30 homens do Gaes entraram no presídio para fazer a revista das celas enquanto os 305 presos que cumprem pena em regime fechado aguardavam no pátio da penitenciária.

Atualmente, a casa prisional, que tem capacidade de engenharia para receber 96 apenados, mas que, por decisão da Justiça e da Vara de Execuções Criminais (VEC) pode receber o dobro da capacidade, conta hoje com 265 presos em regime fechado e outros 40 do semiaberto que tiveram regressão da pena.

Ainda não há informações sobre o que foi encontrado nas celas, mas a semana conhece relatos sobre a fabricação de bebidas alcoólicas pelos presos e o uso de drogas no pátio da penitenciária. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra uma roda de presos utilizando cocaína.

O trânsito na rua Assis Brasil, no centro de Bento Gonçalves, foi interrompido durante a ação.