Caxias do Sul

Prefeitura derruba quatro casas em ação de reintegração de posse em Caxias

Prefeitura derruba quatro casas em ação de reintegração de posse em Caxias


Uma ação da Prefeitura de Caxias do Sul com apoio da Brigada Militar (BM), Guarda Municipal (GM) e Fiscalização de Trânsito, deu cumprimento a um mandado judicial de reintegração de posse em uma área pública no bairro Cinquentenário II. A ação teve início por volta das 8h desta segunda-feira (16) em quatro residências que abrigavam cerca de 18 moradores na Rua Walfrida Wersteg.

De acordo com a procuradora do Município, Cássia Kuhn, a remoção das casas deveria ter ocorrido ainda no passado, mas, por recursos conquistados na Justiça por moradores, foi sendo adiada.

“Nós temos essa área que já deveria ter sido reintegrada. Por força de uma ação dentro do processo, acabou não ocorrendo. Neste ano, há 30 dias, temos um mandado e precisávamos dar condições exigidas pela BM e Poder Judiciário para que retirássemos as pessoas daqui e retomar a área com toda segurança e respeito que as pessoas que aqui residem merecem”, diz.

Conforme a procuradora, a área será destinada para ampliação de uma clínica e para a implantação de uma área de lazer habitacional.

“Já funciona uma clínica de atendimento aos autistas, sob comando da Fundação de Assistência Social (FAS), e será feita uma expansão em parte da área. Em outra parte será feita uma área de lazer para o núcleo habitacional”, completa.

 

Segundo Cássia Kuhn, toda a movimentação exigida para que a ação fosse tomada, foi realizada. Inclusive, a relocação de uma moradora que faz uso de cadeira de rodas para se locomover.

“Foi tomado todo cuidado. Foi feita a relocação de uma senhora cadeirante, atendida pela FAS, que ganhou um apartamento para residir, ainda está em alguns ajustes, reformas. Outras pessoas devem ir para casas de familiares, conhecidos, e o município oferece caminhões para remoção de pertences. Material de construção das casas, se quiserem ficar, está sendo ofertado o Centro Comunitário para guardar e usar posteriormente em outra construção”, reforça a procuradora municipal.

Cerca de 20 policiais da Companhia de Operações Especiais (COE) da Brigada Militar prestaram auxílio na reintegração de posse e não houve nenhum tipo de conflito ou desentendimento. A remoção das famílias e das residências deve se estender ao longo do dia.

Fotos: Maicon Rech/Grupo RSCOM