Comportamento

Deputados criam frente parlamentar na AL para agilizar extensão da BR-448

Deputados criam frente parlamentar na AL para agilizar extensão da BR-448


Deputado Lucas Redecker (Foto: AL/divulgação)

Emperrada desde que a primeira licitação foi suspensa em dezembro de 2014, a ampliação da BR-448, a Rodovia do Parque, no trecho que passou a ser chamado de Rodovia da Serra, entre Esteio e Portão, deve ganhar um aliado a partir desta terça-feira, dia 4 de julho, quando a Assembleia Legislativa vai instalar a Frente Parlamentar de Apoio à Extensão da BR-448, que será presidida pelo deputado estadual Lucas Redecker (PSDB).

Segundo ele, a frente pretende manter em evidência o debate sobre a necessidade de extensão da rodovia, localizada numa das regiões mais movimentadas do estado. Atualmente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aguarda a conclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evetea), prevista para este ano ou no máximo até o final do primeiro trimestre de 2018 para seguir com o projeto.

Extensão terá cerca de 31 quilômetros e será importante ligação para a Serra (Foto: arquivo)

Depois de concluído o estudo, que custou cerca de R$ 1 milhão e está sendo realizado pelo consórcio Magna-Enecom desde 2012, será preciso alocar recursos no orçamento federal, porque não há indicação para ia obra neste ano. Desde que o edital foi suspenso, a contratação foi suspensa por falta de verbas.

A ampliação da rodovia prevê obras em dois lotes: o lote 1 compreende a construção de 18,7 quilômetros a partir do quilômetro 6 do trecho de Esteio até a RS-240, em Portão, trecho que é objeto do Evetea, e o lote 2, que prevê cerca de 13 quilômetros de extensão entre o final da expansão da rodovia prevista no lote 1, em Portão, até a BR-116, em Novo Hamburgo. A estimativa é de que a obra custe cerca de R$ 1 bilhão. 

A extensão da 448 é considerada importante porque a rodovia cria uma nova rota entre a Serra Gaúcha e a região metropolitana da capital, e serve para a retirada dos caminhões de carga da BR-116, e ainda conta com uma característica singular, porque margeia o parque Delta do Jacuí. Por isso, a 448 é tratada como uma rodovia de classe especial tipo Freeway porque é uma estrada sem interferência urbana.