Comportamento

Tradição dos tapetes de Corpus Christi se repete há 53 anos em Flores da Cunha

Tradição dos tapetes de Corpus Christi se repete há 53 anos em Flores da Cunha


Voluntários de 25 entidades de Flores da Cunha trabalharam em ritmo acelerado para confeccionar os 38 tapetes nas ruas que circundam a Praça da Bandeira. A tradição de realizar as obras de serragem colorida na cidade acontece desde 1964. Neste ano, os temas trabalhados são: os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida; Ano Mariano no Brasil; Campanha da Fraternidade “Cultivar e guardar a Criação”; Nossa Senhora de Lourdes; Papa Francisco; e os 50 anos de Fenavindima.

As comemorações do feriado iniciaram as 9h30min desta quinta feira, dia 15, com missa campal e procissão, em frente a Igreja Matriz. No total foram utilizadas aproximadamente 70 toneladas de serragem, sendo que 40 mil quilos foram tingidos de forma artesanal no distrito de Otávio Rocha.

Já a tradicional Romaria até o Eremitério Frei Salvador, com celebração eucarística e benção da saúde, ocorre às 13h30min, com saída da praça central. A expectativa é receber aproximadamente 25 mil pessoas nos quatro dias de evento.

As celebrações de Corpus Christi em Flores da Cunha vão até o dia 18 de junho, com shows e diversas atrações.

 

Programação:

Dia 15 – Quinta-feira 
–  Durante o dia: elaboração de tapetes na Praça da Bandeira e shows com Rodrigo Soltton.
9h30min – Celebração eucarística em frente à Igreja Matriz com procissão pelos tapetes de serragem e bênção do Santíssimo Sacramento.
10h45min – Show com Rodrigo Soltton.
12h – Almoço partilhado no salão paroquial.
12h – Almoço Compassos do Menarosto, no Parque da Vindima Eloy Kunz (codorna, coelho, galeto e carne de porco acompanhados de saladas, maionese, macarrão, polenta frita, pão, sobremesas, refrigerante, água mineral, suco de uva e vinhos finos – R$ 60 por pessoa). Informações: (54) 99.164.4719 ou 99.625.2416. Haverá brincadeiras e jogos típicos e show com o grupo Sempre Amigos
13h30min – Início da caminhada até o Eremitério Frei Salvador com saída em frente a Igreja Matriz
15h – Missa no Eremitério Frei Salvador com bênção da saúde e distribuição de pãezinhos e mudas de árvores nativas e de hortaliças.

Dia 16 – Sexta-feira
– visitação aos tapetes

Dia 17 – Sábado
–  visitação aos tapetes
16h30min – Peça teatral Mãe coragem e sua filha muda: uma crônica da Guerra Tormenta, na Praça da Bandeira.

Dia 18 – Domingo
– visitação aos tapetes.
15h30min – Show com Maicon e Pontel na Praça da Bandeira.
 
Em Otávio Rocha

Dia 15 – Quinta-feira
15h – Celebração na Igreja Matriz seguida de procissão com o Santíssimo pelos tapetes confeccionados pelos diversos movimentos da Igreja.

  • texto e fotos: Airton Ferreira, especial