Bento Gonçalves

Chefe regional do DNIT prevê nova rótula no Trevo da Telasul no final de agosto

Chefe regional do DNIT prevê nova rótula no Trevo da Telasul no final de agosto


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a entrega da rotatória em construção no Trevo da Telasul deve acontecer um pouco mais tarde do que estava previsto, e será liberada no final de agosto. Isto vai ocorrer porque as chuvas das últimas semanas atrapalharam o andamento das obras que vêm sendo realizadas pela Centro Oeste para a reformulação do entroncamento da BR-470 com a RSC-453, em Garibaldi.

Conforme o chefe da unidade do DNIT em Vacaria, engenheiro Adalberto Jurach, as equipes já finalizaram a terraplanagem, e agora trabalham na base de pedra e brita para depois aplicar o asfalto.

A obra entrou na fase de sub-base e base; A sub-base é uma camada de pedra, e a base é uma composição de brita. Nós estamos trabalhando com a data de final de agosto para botar a rótula em funcionamento, claro que isso depende da condição de tempo, já que em maio não tivemos um dia favorável ao trabalho. Se a coisa andar um pouquinho melhor de tempo, acreditamos que até o final de agosto ela esteja concluída”, revelou Jurach.

A reformulação no trevo da Telasul é uma reivindicação antiga da comunidade serrana, e as obras iniciaram no começo de setembro do ano passado. De acordo com o projeto, está sendo construída uma rotatória alongada, o que vai permitir eliminar as filas de veículos no local e aumentar a segurança no entroncamento.

O projeto prevê uma rótula bastante alongada, ela tem uma extensão grande de estoque de veículos, e esses veículos para cruzar a rodovia vão precisar aguardar um sentido de tráfico, diferente do que tem acontecido hoje. A gente acredita que, com essa geometria que foi desenvolvida, nós conseguimos melhorar bastante as condições de trânsito e principalmente de segurança no local”, afirmou o engenheiro.

O custo total da obra, segundo ele, se mantém nos R$ 6 milhões previstos originalmente. Jurach garantiu que a obra também foi pensada para se adequar a uma futura duplicação da estrada e permitir a construção de uma elevada no local, apontada como a solução definitiva para o local.

Após a federalização da BR-470, o DNIT lançou um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, que é o primeiro passo para qualquer obra federal, e está trazendo os apontamentos do Daer sobre a região. Então, a duplicação de Bento a Carlos Barbosa, onde havia a previsão de um viaduto, está sendo considerada. Não temos nada programado ainda, mas é integrante do estudo, que deve ser finalizado este ano, como uma melhoria”, garantiu.