Caxias do Sul

Programação do Outubro Rosa abre nesta segunda-feira em Caxias do Sul

Medicamento para tratar câncer de mama é incorporado ao SUS
Medicamento para tratar câncer de mama é incorporado ao SUS (Foto: Arquivo Leouve)


A programação do Outubro Rosa 2018, movimento internacional de luta contra o câncer de mama, será aberto na tarde desta segunda-feira (01), em Caxias do Sul, o evento acontece no auditório do Centro Administrativo a partir das 17h30. A solenidade terá a presença da primeira-dama Andrea Marchetto Guerra e do secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior.

Haverá palestra sobre prevenção e autocuidado com o mastologista Fernando Vivian. Foto: Divulgação

Também estão convidados secretários municipais, presidentes de autarquias e fundações, autoridades, entidades de classe, representantes de instituições ligadas à saúde da mulher e comunidade. Na oportunidade haverá uma palestra sobre prevenção e autocuidado com o mastologista Fernando Vivian, diretor técnico do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Ao anoitecer terá estreia da iluminação cor-de-rosa no prédio da SMS e no chafariz da Praça Dante Alighieri, que permanecerão iluminados durante o mês de outubro.

A programação foi desenvolvida por meio de parceria entre secretarias municipais, hospitais e instituições de apoio às pacientes com câncer. As atividades se estendem até 31/10. Entre as ações está a abertura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no sábado (20/10), das 9h30 às 16h, exclusivamente para atendimento às mulheres, com solicitação de mamografia, coleta de exame citopatológico e oficinas de promoção à saúde.

A terceira edição da Campanha Touca Solidária, promovida pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), ocorrerá durante todo o mês, arrecadando, além de toucas, acessórios para cabelo para doação às mulheres em tratamento contra o câncer. Já a Coordenadoria da Mulher realizará palestras em escolas, tendo como público-alvo as mães dos estudantes.

O Hospital Geral promoverá diversas oficinas abertas à comunidade. A Associação Virvi Ramos fará uma palestra sobre autoimagem no dia 19/10. A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer está mobilizada para uma caminhada de conscientização em 21/10. O Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer realizará uma exposição e palestras em instituições de ensino superior.

Números
Em Caxias do Sul, no ano passado, 72 mulheres morreram em decorrência do câncer de mama. O Programa Municipal de Vigilância e Detecção Precoce do Câncer de Mama (Vigimama) monitora usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) que se submeteram a exames preventivos cujos resultados apresentaram forte suspeita desse tipo de tumor. Atualmente, 1.034 pacientes são monitoradas pelo Vigimama. Das mulheres cadastradas e diagnosticadas com câncer, 34,64% têm menos de 50 anos de idade.

Para a secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, a oferta de mamografias na rede pública municipal para as mulheres com menos de 50 anos é um diferencial de Caxias do Sul que ajuda a salvar vidas. “O Vigimama indica que as mulheres façam mamografia a partir dos 40 anos, e não aos 50, como recomenda o Ministério da Saúde. Esta é uma medida de extrema importância, tendo em vista o percentual de quase 35% de casos de câncer de mama diagnosticados em pacientes na faixa etária de 40 a 50 anos”, afirma. De janeiro a setembro deste ano foram realizadas no município 9.448 mamografias e 2.129 ecografias mamárias.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) informa que, entre todas os cânceres, o que mais atinge as mulheres é o de mama, devido a fatores hormonais. Quando detectado precocemente, pode ter boas chances de cura. Veja abaixo pequenas ações importantes para a prevenção, de acordo com João Bosco Ramos Borges, mastologista, ginecologista e obstetra da SOGESP.

Tenha uma dieta equilibrada: consumir frutas, verduras e legumes regularmente ajudam a manter a saúde em dia

-Diminua o consumo de alimentos embutidos.
-Pratique atividade física: além de manter o corpo saudável, traz bem-estar e disposição.
-Evite beber álcool, mesmo em quantidade moderada.
-Não fume. Além prejudicar os pulmões, cigarro aumenta o risco de câncer de mama.
-Cuidado com o peso: a obesidade também aumenta o risco de desenvolver a doença.
-Mulheres acima de 40 anos devem realizar a mamografia anualmente e ser examinada por -um médico ginecologista ou mastologista.
-Dependendo do caso, reposição hormonal pode aumentar o risco de câncer de mama, portanto mulheres na menopausa devem consultar um médico para obter informações.
-Realizar o autoexame é sempre importante, mostrando autocuidado, autoconhecimento e pode até ajudar na descoberta de nódulos
-A exposição ao sol ajuda na produção de vitamina D e reduz os riscos de câncer. Mas cuidado, não fique exposta entre 10h e 16h.​