800 quilos de polenta, atração em Monte Belo do Sul

0
842
Foto: Cris Erbert

Consagrada pelo emblemático tombo de uma polenta gigante de 800kg, a décima edição do Polentaço iniciou hoje (18) em Monte Belo do Sul. Com programação autêntica e saborosa, o evento segue com atividades também no domingo (19). Além da celebração do legado gastronômico trazido pela colonização italiana na região, protagonizado pela polenta, atrações como apresentações artísticas e culturais brindam os visitantes que circulam pela Praça Padre José Ferlin, no centro da cidade.

Com pouco mais de 2.600 habitantes, Monte Belo vê crescer de forma animadora os retornos gerados pelo viés turístico construído nos últimos anos. A localidade aposta em um novo conceito de turismo para atrair quem deseja vivenciar momentos acolhedores e pacíficos no interior da Serra gaúcha – conforme o propósito da marca ‘Vieni Vivere la Vita’, lançada no ano passado. Com essa tônica de valorizar os diferenciais típicos da cidade, a cerimônia de abertura do Polentaço enalteceu o engajamento da comunidade para com a iniciativa. “Nosso município e seus empreendedores ganham muito com eventos que transmitam nossa essência e, ao mesmo tempo, celebram o produto gastronômico que é símbolo da nossa cultura, a polenta”, destaca o prefeito monte-belense, Adenir José Dallé.

Idealizador do Polentaço, à frente das dez edições já realizadas, o Secretário de Cultura e Turismo do município, Alvaro Manzoni, lembrou a importância de se resgatar as raízes para prospectar um futuro próspero aos eventos que promovam o município. “O Polentaço tem o intuito de valorizar o alimento que deu sustento e esperança aos imigrantes que aqui chegavam. Transformar a polenta em motivo de celebração é um orgulho imenso para nós, monte-belenses, pois, dessa forma, podemos reverenciar nossa autenticidade e apresenta-la para o turista que visita Monte Belo”, enfatiza.

Programação segue no domingo

Atrações que encantaram o público no sábado seguem abertas aos visitantes no domingo. Durante todo o dia o line-up de atrações artísticas e gastronômicas é repleto. Ao lado de apresentações de artistas locais e estaduais, é possível conferir destaques como o tombo de uma polenta gigante, com mais de 800 quilos, que ocorre às 14h. Logo após a virada, a polenta será distribuída de forma gratuita com molho aos apreciadores da iguaria.

O outro ponto alto é a exposição de esculturas feitas de polenta – considerada a única do gênero no mundo. A mostra inusitada acontece no salão da comunidade, bem ao lado da praça – onde estão disponíveis barraquinhas com produtos gastronômicos, vinhos e espumantes locais. Haverá solenidade de premiação, apontando os vencedores do concurso em diversas categorias, a partir das 17h de domingo. Nesse dia, a programação do Polentaço inicia às 12, com entrada franca. A expectativa é de que seis mil pessoas passem por Monte Belo do Sul nesse fim de semana para acompanhar o evento.

Texto: Exata Comunicação

Serviço

O quê: 10º Polentaço

Quando: dias 18 e 19 de maio

Onde: Praça Padre José Ferlin, em Monte Belo do Sul

Quanto: entrada franca

Programação de domingo (19/05)

12h: Apresentação de Amici Del Cantare

12h30: Apresentação da Banda Municipal de Monte Belo do Sul

13h: Show de danças com Grupo Ballo D’Italia

14h: Tombo da Polenta Gigante

14h30: Show com Grupo Vicentino

14h40: Show com Ragazzi Dei Monti

16h40: Premiações do Torneio de Bochas; Concurso Monte Belo: Nosso Lugar; e Concurso de esculturas de polenta

17h: Show com banda Nova

COMPARTILHAR

LEAVE A REPLY