5 passos essenciais para abrir um negócio turístico

0
645

O Turismo é uma área em grande expansão no mundo todo. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) o expressivo crescimento do setor em 2018 continuará em 2019, com destaque para as Américas. Então, porque não investir em um ramo que está em um bom ritmo de desenvolvimento? Para isso, você precisará ficar por dentro dos 5 passos essenciais para abrir um negócio turístico.

Sou suspeita para falar, pois tenho anos de envolvimento com o Turismo, tanto no meio acadêmico quanto no profissional. Acredito que é uma área que agrega muito para ambos os lados e possibilita muita inovação, que é o gás para que o negócio tenha sucesso.

Mas, mesmo que você seja um entusiasta do Turismo, como eu, é preciso que conheça, de início, esses 5 passos fundamentais para empreender no Turismo:

1) Inovação: como falado anteriormente a inovação é a chave dos negócios turísticos. Não adianta você abrir mais uma pousada, mais um restaurante, mais uma vinícola e não ter um grande diferencial que faça o turista escolher o seu negócio. Aproveite que no Turismo tudo é possível, ou quase tudo, e crie experiências turísticas que realmente marquem a vida daquele turista.

2) Valorizar a cultura local: a maioria dos desejos de viagens dos turistas, atualmente, está relacionado com a vivência de experiências que os levem a outras culturas, a outros modos de vida. Principalmente para aquele turista que tem uma rotina muito agitada, a ação de sair da sua zona de conforto, conhecendo a cultura do outro, agregará muito em sua vida. Então, quando pensar em abrir um negócio turístico observe se você não pode voltar nas suas origens e resgatar algo que seus antepassados faziam para agregar ao seu projeto. Pode ser na gastronomia, no artesanato ou até mesmo em uma história de família peculiar. Enfim, pense sempre que o autêntico é o que desperta o interesse de muitos turistas.

3) Gostar de trabalhar com pessoas: o bom do trabalho com pessoas é que nunca se tem rotina, pois cada um vem com um desejo, uma curiosidade, um propósito e temos que adequar o atendimento a essas diferentes demandas. Porém, isso também acarreta em situações difíceis como quando o turista chega estressado por ter perdido o seu voo, ou por não ter sido atendido da maneira que esperava no estabelecimento vizinho. Nessas situações temos, de novo, que adaptar o atendimento e acolhe-lo da melhor forma possível. Ou seja, é necessário ter empatia.

4) Utilizar o Marketing Digital: você pode criar um negócio dos sonhos, mas se não tiver uma divulgação de qualidade e constante sua empresa não irá se sustentar. Uma das formas de expor seus produtos e serviços de forma rápida é através do marketing digital. Blog, site e redes sociais são alguns dos meios nos quais seu empreendimento pode estar e se o conteúdo for de qualidade, conseguirá atrair o turista. Quando digo conteúdo de qualidade não estou falando daquelas postagens que fazem a panfletagem digital, onde só é informado em quantas parcelas pode ser realizado o pagamento da hospedagem (falando aqui da hotelaria, mas se aplica também a outros nichos). É preciso mostrar ao turista o porquê ele deve visitar o seu estabelecimento, quais são seus diferenciais. Dessa forma, o conteúdo será de fato interessante.

5) Ter um profissional da área para auxiliar: se você não é do ramo turístico, se nunca trabalhou com Turismo e agora quer entrar para este mundo é fundamental que tenha suporte de um profissional, preferencialmente de um Turismólogo. É ele que visualizará aquela preciosidade que tem na sua casa, na história da sua família e conseguirá transformar isso em produto ou serviço comercializável. É este profissional que deixará você atualizado sobre informações do mercado, afinal de contas você terá que conhecer um pouquinho do perfil de cada turista para poder atender às suas necessidades. O Turismólogo também poderá dar dicas sobre os conteúdos a serem desenvolvidos para o marketing digital. Além disso, poderá treinar a sua equipe da melhor forma possível, entre outras ações. Assim, antes de você entrar de cabeça e talvez se arrepender tenha uma consultoria com este profissional, com certeza ele irá indicar os melhores passos para o seu negócio turístico.

Desejo sucesso a você que irá empreender no Turismo e não se esqueça: você será um realizador de sonhos!

Para saber mais sobre o mundo do Turismo leia os outros posts do blog #maisturismopfvr

Até mais!!

COMPARTILHAR

LEAVE A REPLY