NOVA ONDA

Frio e chuva marcam entrada de nova massa de ar polar no Rio Grande do Sul

ROGéRIO COSTA ARANTES -     
0
7263

Agosto terá duas frentes frias, mas temperaturas não caem como em julho (Fotos: arquivo)


Duas frentes frias vão provocar a queda das temperaturas no Rio Grande do Sul até o fim da primeira quinzena de agosto. A primeira se organiza no decorrer desta terça-feira, dia 8, e provoca chuva nos três estados da Região Sul, mas o frio já chegou ao estado.

Nesta segunda-feira, dia 7, o estado registrou o 23º dia no ano com temperaturas negativas. Em São José dos Ausentes, os termômetros marcaram -2,1°C no início da manhã, no terceiro dia seguido com temperaturas abaixo de zero. Em Santa Catarina, o frio foi ainda mais intenso, com -5°C em São Joaquim.

As temperaturas ficarão abaixo da média climatológica em grande parte do estado, justamente por conta da ação das ondas de frio.

Os acumulados de chuva ficarão em torno e acima da média climatológica no estado. As maiores incidências de precipitação, com acumulados acima dos 150 milímetros, devem se concentrar nas regiões dos Campos de Cima da Serra, Litoral Norte, Serra, Região Metropolitana, Vale do Caí e proximidades. A ocorrência de chuva deve ser maior na primeira quinzena e no final do mês.

Na Serra, Bento Gonçalves registrou 4°C nesta segunda, enquanto Caxias marcou 6°C, de acordo com o Climatempo. Nesta terça-feira, a previsão indica 9°C em Bento e 11°C em Caxias. Na próxima semana, as temperaturas voltam a ficar em um dígito a partir da segunda-feira, dia 14, com as mínimas próximas dos 4°C.

Pelas medições nas estações o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Epagri-Ciram, a menor temperatura no Brasil em 2017 até agora foi de -8,8°C no dia 19 de julho, quando 91 locais no país tiveram temperatura abaixo de zero. No estado, a mínima do ano foi de -4,5°C.

Mas, apesar da queda nas temperaturas, o frio não será tão intenso quanto em julho. As mudanças ocorrem devido ao rompimento parcial de um bloqueio atmosférico que impedia a chegada de frentes frias ao estado.

Deixe uma resposta