Frio deve voltar à Serra Gaúcha na segunda quinzena de julho

Depois do predomínio do sol e de temperaturas amenas para o inverno no início deste mês, a segunda quinzena de…

Publicado por
09:22 - 14/07/2017

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Depois do predomínio do sol e de temperaturas amenas para o inverno no início deste mês, a segunda quinzena de julho deve iniciar com uma virada no tempo a partir deste sábado, dia 15, no estado, que começa a sentir os efeitos da nova massa polar que está a caminho.

A população deve se preparar para a grande virada no tempo que começa no próximo domingo, dia 16. As primeiras mudanças começam a acontecer no sábado, com o aumento na intensidade dos ventos, mas serão ventos quentes. Vai fazer calor em toda a região Sul, na situação que os meteorologistas chamam de pré-frontal, quando uma frente fria se aproxima da Região.

Temperaturas devem cair n o estado a partir do domingo (Fotos: arquivo)

No domingo, acontece a virada no tempo, com o avanço da nova frente fria e de sua intensa massa polar. A chuva deve voltar ao estado entre o domingo e a segunda-feira, dia 17, mas não há previsão de grandes acumulados. De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, é o frio que vai chamar mais atenção.

Josélia Pegorim (Foto: Climatempo/divulgação)

Essa massa polar é continental e o Sul vai ter um verdadeiro choque térmico saindo de temperaturas perto de 30°C para temperaturas negativas no início da semana, e há expectativa que o frio dessa massa polar seja mais intenso do que o observado no começo do inverno”, avalia.

O que chama a atenção dos meteorologistas é que esta frente fria vem associada a uma forte massa de ar de origem polar e que desta vez deve fazer uma trajetória continental. O ar polar mais intenso (o centro da massa de ar frio) deve avançar pelo interior da Argentina em direção ao Paraguai e ao sul da Bolívia e nesta situação, o ar frio chega com muita força ao Sul.

Esta massa de ar frio começa a ingressar no oeste do estado já durante a noite do domingo, mas é na segunda-feira que os gaúchos realmente vão sentir o resfriamento intenso. Mais ar polar deve entrar no centro-sul do Brasil entre os dias 19 e 20, o que vai fazer a temperatura baixar em toda a primeira semana da segunda quinzena de julho.

Não está descartada a possibilidade de nevar em áreas do estado e de Santa Catarina na terça-feira, dia 17.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp