Que novidades são estas?

GERSON LENHARD -     
1
213

Quase duas semanas sem escrever. É quase uma eternidade, mas tem o outro lado: mudou o que no Brasil. Sim, Lula está preso e isto pode não ser surpresa para muitos, mas é uma mudança considerável. Mas o STF e seus juízes continuam com o comportamento errático de uma biruta de campo de aviação quando bate o nordestão. Mudam a pauta com argumentos esquálidos e quando justificam voto parecem estar fazendo contrato de adesão: cheios de letrinhas pra gente não entender muito mesmo.

Prova de que pouco mudou é que Lula continua liderando as intenções de voto. Perdeu força, mas como seria diferente? Está preso e inelegível. Esta todo o esforço do PT para não deixar Lula e a sigla que criou e fez robustecer, caírem no esquecimento. Esta luta de guerrilha é o que o PT faz de melhor. Estão jogando em casa e seu caisa dez está suspenso, mas ainda anima a torcida.

Depois de quatro eleições bem sucedidas – Lula se elegeu, reelegeu e fez Dilma ganhar doios mandato. Isto e isto explica porque, mesmo preso, continua ídolo de multidões e é de se supor que Fernando Haddad, venha a recolher bom número de votos como herança do líder que mesmo preso fala a milhões de seguidores.

E o Brasil mudou tão pouco que Jair Bolsonaro estacionou aí em torno dos 15% de intenção de voto, segundo a mesma pesquisa que põe Lula com o dobro de votos dos seus principais oponentes. Agora já tem desculpa na ponta da língua: diz que só perde a eleição se o voto for em urna eletrônica.

Mas meu amigo, melhor Jair se acostumando. As regras estão aí. Entra-se no jogo conhecendo-as. Agora desconstituir o modelo para ter a desculpa na ponta da língua, isto sim é golpismo, goste-se ou não do termo.

Marina Silva, Joaquim Barbosa, Ciro Gomes estão à frente de figuras carimbadas e com estrutura invejável que teriam tudo para se sair melhor nas pesquisas, mas os seus nomes e ações não ajudam. Falo de Geraldo Alckmin e Michel Temer.

Um juiz de Curitiba está impondo multa de 500 mil reais ao PT do Paraná se o acampamento em solidariedade a Lula permanecer na zona urbana de Curitiba. Coloque-se no lugar dos vizinhos que pagam seus impostos e imagine um acampamento destes na frente da sua casa. Acho que nem os eleiores de Lula – aqueles não filhados – aceitariam.

A solução seria levar Lula a cumprir pena num quartel? Este deve ser o sonho de consumo do PT. Nada mais fora de ordem do que isto. Nada melhor para caracterizá-lo como preso político. Não vão levar. A multa de 500 mil por dia parece que vai solucionar o problema. E concluo dizendo que a semana não deve ter notícias que façam o Brasil mudar. Aqui as coisas acontecem da maneira mais previsivelmente doidas. Tudo parece um terremoto, mas as estruturas político-sociais aguentam o tranco.

1 COMENTÁRIO

  1. lembrando o brasil que o lula se candidatou a presidente para nao ir preso nao igual eles falam que a policia prendeu lula para ele nao ganhar as eleiçao

Deixe uma resposta