DUPLICAÇÃO

Prefeitura receberá em até 90 dias resposta do DNIT sobre duplicação da BR-116

GERSON JUNIOR
0
231

 

A solução para um dos principais gargalos do trânsito caxiense está a cada dia mais próxima. De acordo com o Secretário Municipal de Planejamento, Fernando Mondadori, entre 60 e 90 dias a prefeitura deverá receber do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) uma resposta sobre o projeto de duplicação de parte do trecho urbano da BR-116, em Caxias do Sul.

Duplicação iniciará na acesso do bairro Planalto e segue até a Av. São Leopoldo. Foto: Ricardo de Souza

O trecho duplicado compreende cerca de 2 km da rodovia, começando pelo acesso ao bairro Planalto até a rótula de entroncamento com a Avenida São Leopoldo. Ainda segundo Mondadori, no momento a fase é de avaliar com que recursos a obra será realizada. A princípio a maioria da verba será federal com uma contrapartida da administração municipal.

“Estamos na fase de análise de como viabilizar essa obra. O DNIT se colocou a disposição em realizar grande parte da obra, então a maior parte da verba seria da União, enquanto o município entraria com uma parte para fazer as contenções” explica.

O projeto de duplicação será disponibilizado pelo município. Mondadori também garante que não será necessário realizar nenhuma desapropriação para duplicar o trecho. O orçamento da prefeitura para execução da obra gira em torno de R$ 12 milhões.

A duplicação é uma reivindicação antiga da comunidade, o empresário Paulo Henrique Marchioro, utiliza com frequência o trecho e reclama do trânsito principalmente no início da manhã e ao final de tarde.

“Passo aqui no mínimo oito vezes por dia, um trecho que tem congestionamento diário tanto na parte da manhã como nos finais de tarde, um absurdo, muitos acidentes. A Polícia Rodoviária Federal tenta conter o ímpeto de alguns motoristas que ultrapassam pela direita, mas infelizmente os próprios condutores não colaboram, a situação é caótica e os motoristas já perderam a paciência por esse trecho não ter sido duplicado”, destaca.

As tratativas para a realização da obra iniciaram ainda durante a administração passada, e ganharam folêgo nessa semana após a reunião entre o prefeito Daniel Guerra, o secretário de Planejamento e representantes do DNIT.

A reportagem percorreu o trecho que deverá receber a duplicação, confira no vídeo abaixo:

(Imagens: Ricardo Augusto de Souza/Grupo RSCOM)

Deixe uma resposta