MAIS AGILIDADE

Informatização nas UBSs de Farroupilha facilita liberação de exames

EMILIO NUNES -     
0
48

A prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria da Saúde, informatizou a liberação dos exames laboratoriais nas Unidades Básicas de Saúde. A implantação do sistema tem por objetivo agilizar a liberação e ter um controle maior das demandas.

Secretaria também está capacitando os médicos da rede com um novo protocolo de atendimento (Foto: Divulgação)

Além da informatização, a Secretaria também aumentou o valor destinados para realização de exames, passando de R$ 30 para R$ 40 mil mensais. Conforme a secretária de Saúde, Rosane da Rosa, a ideia é otimizar os serviços de atenção básica evitando que o paciente fique muito tempo na fila de espera para liberar um exame.

“Com o aumento da demanda de exames fez-se necessário tomarmos algumas medidas, entre elas a ampliação dos recursos e principalmente o sistema de informatização. Com ele, conseguimos apurar quais eram os exames mais solicitados pelos médicos e o tempo entre o pedido do médico e autorização do exame, além de verificar quem estava na fila de espera. Com o novo sistema, o profissional solicita o exame, a UBS vê se há cota, e se tiver o exame já é autorizado na hora, caso contrario entra na fila de espera”, ressalta.

Recentemente usuários do SUS enfrentaram dificuldade para marcar exames nas UBSs (Foto: Emilio Nunes)

Outra mudança foi com relação as autorizações dos exames laboratoriais, agora eles começam a ser feitas em três datas por mês: nos dias 1º, 11 e 21, evitando que o paciente precise se deslocar ao posto sem necessidade.

A modernização e consequente melhoria da prestação de serviços à comunidade também passa pelo uso do prontuário eletrônico. Em Farroupilha, médicos de cinco postos já utilizam o sistema que concentra as informações dos usuários do SUS, como dados pessoais, agendamento de consultas e exames até a descrição de procedimentos, em um único banco de dados.

Deixe uma resposta