Cannabis sativa entra na lista de plantas medicinais da Anvisa

 Leia mais Jornal espanhol afirma que Daniel Alves promoveu festa horas após sair da prisão Fumacê contra a dengue será…

Publicado por
10:35 - 16/05/2017

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluiu a Cannabis Sativa na Lista Completa das Denominações Comuns Brasileiras (DCB) na categoria de planta medicinal. Essa lista define os nomes oficiais de fármacos, princípios ativos, plantas medicinais e outras substâncias de interesse médico no país.

Remédios a base de Cannabis Sativa são realidade. Foto: Divulgação

A novidade não altera as regras relativas ao consumo de maconha no Brasil e não libera o uso como planta medicinal para qualquer caso. De toda forma ela coloca a Cannabis como um componente que futuramente pode fazer parte da composição de medicamentos.

Em janeiro de 2017, foi registrado o primeiro remédio à base da maconha no Brasil, o Mevatyl, que contém tetraidrocanabinol (THC) em concentração de 27 mg/ml e canabidiol (CBD) em concentração de 25 mg/ml. O medicamento é indicado para para pacientes adultos com espasticidade de grave a moderada relacionada à esclerose múltipla que não tenham reagido ao uso de outras medicações.

A inclusão faz parte da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) Nº 156, de 5 de maio de 2017, que foi publicada no Diário Oficial da União em 8 de maio.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp