VANDALISMO

Contêineres de lixo seletivo voltam a ser alvo de vândalos em Caxias

MAURO TEIXEIRA -     
0
1269

A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) registrou a queima de cinco equipamentos contêineres na madrugada deste domingo, dia 14 em Caxias do Sul. Assim como na virada do ano novo, em que dez contêineres foram queimados em diferentes bairros, desta vez o vândalos atacaram apenas os depósitos de lixo seletivo da rua Moreira Cesar, do bairro Pio X até o Centro, em uma distância de aproximadamente quatro quadras entre as ruas José Soares de Oliveira e Bento Gonçalves.

Contêiner da ru João Triches com Moreira Cesar, bairro Pio X ficou todo destruído. Fotos: Mauro Teixeira

Por ser feito de polietileno de alta densidade, o contêiner é facilmente inflamável e a queima causa a perda total do equipamento. Em todo o ano passado, a queima de 86 contêineres seletivos, gerando um prejuízo de cerca de R$ 137,6 mil.

Os bombeiros foram chamados para a apagar o fogo dos depósitos de lixo, principalmente nos locais onde havia perigo do fogo se alastrar para prédios ou residências próximas.

Para tentar coibir esses casos de vandalismo, a Codeca e a prefeitura lançaram, neste ano, uma campanha nas redes sociais intitulada “Preserve os Contêineres – Projeta nosso Patrimônio”. A iniciativa reduziu os índices de queima em 44%. “Frente a essas ocorrências, optamos por reativar o projeto com objetivo de pedir a colaboração constante da comunidade para denunciar o vandalismo. O prejuízo não se limita à Companhia, mas à população caxiense a quem prestamos os serviços de limpeza urbana”, aponta o gerente operacional da Codeca, Igor Rossi.

Apesar do número elevado de contêineres danificados, em comparação aos últimos dois anos, o vandalismo diminuiu. Em 2015, foram 98 equipamentos queimados; em 2016, 143; e em 2017, 86. Mesmo assim, a quantidade ainda é considerada elevada.
Por isso, a Codeca solicita à comunidade que, ao presenciar ou desconfiar de atos de queima, contate a Central de Atendimento ao Cidadão, pelo fone (54) 3224.8000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Também é possível comunicar o fato à Guarda Municipal, através do telefone 153, 24 horas por dia. A Codeca possui 1.851 pontos de área conteinerizada dividida em 12 bairros e 36 microrregiões em Caxias do Sul.

Deixe uma resposta