SISTEMA PRISIONAL

Com 76% dos votos, população aprova construção de novo presídio em Caxias

Verba para construção é federal

MAICON RECH -     
0
503

O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, assinou ofício que será encaminhado ao governo do estado com a manifestação de interesse do município em sediar a construção de uma nova unidade prisional.

A decisão resultou de uma consulta popular online, promovida entre os dias 20 de novembro e 03 de dezembro. Do total de 537 votos válidos, 412 foram favoráveis à construção do presídio (76,72%), enquanto 125 foram contrários (23,28%). No total, 648 votos foram registrados, mas 111 pessoas preencheram números inválidos ou repetidos do título de eleitor, ou ainda de outros municípios.

Novo estabelecimento prisional deve ficar anexo ao Presídio do Apanhador (Foto: Maicon Rech)

A verba para construção do presídio é do governo federal. Cabe salientar que o município apenas manifestará interesse em sediar a unidade, mas a decisão final sobre a construção é do governo do estadual, responsável pela obra.

O formulário esteve disponível na capa do site da prefeitura (www.caxias.rs.gov.br), no ícone “Consulta pública”, e ainda na página oficial no Facebook (www.facebook.com/prefeituradecaxias). A votação foi encerrada no dia 04 de dezembro. A conferência da validade dos votos foi feita por servidores da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS).

Deixe uma resposta