SAÚDE

Centro de especialidades odontológicas de Bento será cadastrado junto ao MS

BRUNO MEZZOMO -     
0
22

A administração municipal de Bento Gonçalves visitou as instalações do Centro de Especialidades Odontologicas (CEO), nesta semana localizado no bairro Botafogo. Na ocasião, o prefeito Guilherme Pasin assinou o documento solicitando o cadastramento, junto ao Ministério da Saúde, o que permitira repasse de recursos Estaduais e Federais para manutenção do serviço.

No local, serão executados serviços de especialidades odontologicas. Os tratamentos oferecidos serão a endodontia, a periodontia, odontopediatria, atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais e cirurgia.

Em Bento Gonçalves, o Setor de Saúde Bucal tem 21 dentistas (Foto: Emanuele Nicola/especial)

A coordenadora do setor de Saúde Bucal, Giovana De Bacco salientou a importância da população continuar fazendo o primeiro atendimento na sua Unidade de Saúde. “É importante ressaltar que todo atendimento a esse público deve ser iniciado na atenção básica, que referenciará apenas os casos que apresentarem necessidades específicas que demandam uma maior complexidade no atendimento”, destaca.

Para o Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira o CEO será uma “revolução na odontologia de Bento, com o referenciamento poderemos iniciar as atividades neste espaço, que já conta com equipamentos da melhor qualidade. Quem sai ganhando com tudo isso é o cidadão que terá uma maior capacidade de atendimento e consequentemente uma melhora na saúde”, disse.

Após o cadastramento, o serviço entra em operção. O CEO deve realizar uma produção mínima mensal em cada especialidade, definida na Portaria 1.464/GM, de 24 de junho de 2011. “O CEO vem para completar a rede de atendimento do setor de saúde bucal, que inicia com o trabalho preventivo na infância. São profissionais qualificados e preparados para atender a população, que a partir do cadastramento contarão com esse espaço moderno e qualificado”, destaca o Prefeito.

Em Bento Gonçalves, o Setor de Saúde Bucal tem 21 dentistas. As atividades são exercidas nas unidades de saúde, além dos serviços de assistência domiciliar, ortodontia preventiva e equipe de prevenção que realiza os programas nas escolas há mais de 30 anos. O município já foi campeão no prêmio Brasil Sorridente, o que reflete a qualidade do serviço oferecido.

Maio Vermelho

O mês de Maio é dedicado a prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer Bucal. O setor de Saúde Bucal realiza diversas ações voltadas para comunidade visando prevenir a doença. Nesta segunda-feira, 14, as ações foram realizadas com os idosos do Lar do Ancião, 80 foram examinados e serão encaminhados para tratamento.

Deixe uma resposta