Domínio da extensão de rede ferroviária é transferida para o município

 A União transferiu, provisoriamente, para o município de Farroupilha, toda a extensão da rede ferroviária que passa pela cidade. O…

Publicado por
15:37 - 05/07/2017

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Procurador-Geral do Município, Valdecir Fontanella, Prefeito Claiton Gonçalves, Superintendente da União no Rio Grande do Sul, Antonio Carlos Nunes Jung e o Secretário de Finanças, Benami Spilki.

 A União transferiu, provisoriamente, para o município de Farroupilha, toda a extensão da rede ferroviária que passa pela cidade. O Contrato de Cessão de Uso foi assinado ainda na semana passada pelo titular da Superintendência do Patrimônio da União no Rio Grande do Sul, Antonio Carlos Nunes Jung e pelo Prefeito Claiton Gonçalves. A partir de agora, o município tomará as atitudes necessárias para que a área de aproximadamente 70 hectares entre as divisas com as cidades de Caxias do Sul e Carlos Barbosa, se torne propriedade definitiva.

De acordo com o secretário de Planejamento, Deivid Argenta, um projeto de mobilidade urbana será desenvolvido ao longo da linha férrea e áreas lindeiras. “Estamos estudando um projeto de ciclofaixas e passeios públicos, linhas de rolamentos de veículos, além de paisagismo e arborização. Também já visitamos cidades vizinhas para observar como eles fizeram com a área férrea deles, e nossa ideia é começar o quanto antes esse projeto”, afirmou.

Conforme Argenta, o projeto pretende também coibir as ocupações irregulares e propiciar que as famílias hoje instaladas na via férrea procurem projetos habitacionais para sua relocação. “A União nos colocou na assinatura dos contratos, que as famílias que estão instaladas as margens da ferrovia devem ser inclusas em programas habitacionais. E com relação à novas invasões, não vamos permitir, inclusive a secretaria de Habitação já esta trabalhando forte no intuito de coibir esse tipo de ação”, destaca.

Esboço de como ficará a linha férrea. Foto: Divulgação

O projeto para área férrea abrange linhas de rolamentos de veículos, ciclofaixas e passeios públicos, com tratamento , proporcionando assim, mobilidade às pessoas, segurança e modais alternativos de transporte. O projeto também promoverá o resgate da identidade local e propiciará a valorização do patrimônio ferroviário.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp