Prefeitura estuda instalação de EPI na Zona Norte de Caxias do Sul

A possibilidade da construção uma nova Estação Principal de Integração (EPI) na região do bairro Serrano, no km 143 da…

Publicado por
15:25 - 19/07/2017

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

A possibilidade da construção uma nova Estação Principal de Integração (EPI) na região do bairro Serrano, no km 143 da BR-116, em Caxias do Sul, foi tema do encontro realizado entre o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Cristiano de Abreu Soares e engenheiros da Diretoria Técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de Vacaria.

Reunião foi primeiro passo para implantação de EPI na Zona Norte. Foto: Leonardo Portella

Na reunião foi apresentado um projeto básico, sem muitos detalhes, para analisar a viabilidade de implantação da EPI no trecho da BR-116. O local sugerido para a construção da nova estação atualmente abriga um canteiro, que divide a BR-116 das ruas de acesso aos bairros Castelo e São Cristóvão.

O modelo é diferente das atuais estações em Caxias: uma EPI fechada, de passagem, onde os ônibus do transporte público seriam organizados de forma que os passageiros embarcariam e desembarcariam dos coletivos por meio de acessos na estação que dão diretamente nas portas de embarque dos ônibus.

O projeto agora depende de estudos e levantamentos que serão realizados sobre o trânsito naquela região e os impactos que a nova EPI causará na rodovia. Segundo Cristiano de Abreu, a proposta de construir a EPI naquele local buscará mais economia nos recursos públicos, uma vez que será necessária apenas uma pequena desapropriação de área naquele local. “Além disso, no formato proposto, está previsto menor custo de operação, tanto pela segurança como administrativamente. É algo bastante positivo”, destacou.

Atualmente existem duas EPI’s em Caxias do Sul, a Estação Floresta e a Imigrante, além da construção de uma terceira no bairro Serrano, também existe a possibilidade de que Ana Rech receba uma EPI. A ampliação das estações de integração estão previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade – Médias Cidades, do Governo Federal, cujo município já captou R$ 8 milhões para investimentos.

A reunião também discutiu outros pautas relacionadas ao trânsito no trecho urbano da BR-116. Entre elas a criação de uma nova faixa no entroncamento da rodovia com a Sinimbu, no km 150, no sentido Centro/UCS, a criação de uma terceira faixa para os veículos no km 152, entre a entrada e saída do bairro Cruzeiro e a necessidade de um estudo referente as paradas de ônibus situadas na BR-116.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp