Polícia realiza maior operação da história de Caxias no Campos da Serra

A polícia deflagrou, ainda na madrugada desta quinta-feira, dia 11, a maior operação da história de Caxias do Sul, no…

Publicado por
08:37 - 11/05/2017

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

A polícia deflagrou, ainda na madrugada desta quinta-feira, dia 11, a maior operação da história de Caxias do Sul, no Loteamento Campos da Serra. Denominada “Operação Campos”, a ação mobilizou um total de 257 agentes para capturar foragidos e localizar drogas e armas. Os efetivos são da Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de Oficiais de Justiça que cumpriram 40 mandados de busca e apreensão nos prédios.

Campos da Serra V foi um dos principais alvos da ação policial. Foto: (Maicon Rech/Grupo RSCOM)

A ação que teve início por volta das 05h30, mobilizou agentes de segurança de várias regiões do Rio Grande do Sul. De acordo com o Delegado Mário Mombach, titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), essa operação é um sucesso pela integração das forças no combate ao tráfico de varejo.

“É um sucesso no momento que mostra a integração dos órgãos de segurança e a colaboração da sociedade que pediu, que clamou por esta ação. Foram cumpridos mandados no Campos da Serra I, IV, V e VII. Esta era uma demanda da comunidade ordeira destes locais que clamava por uma ação forte da polícia para coibir e mostrar que há, sim, controle do Estado e está sendo feito acompanhamento das atividades ilícitas (tráfico de drogas, posse de armas e carros clonados) que por ventura acontecem aqui”, salienta.

Barricadas da PRF. Foto: (Maicon Rech/Grupo RSCOM)

A Polícia Rodoviária Federal montou barricadas, juntamente à Brigada, e todas as saídas do Campos da Serra foram fechadas. Todos os veículos eram averiguados e passavam por uma checagem, tanto quem chegava, quanto quem saía do loteamento.

O Delegado Mombach lembra que a investigação, que começou em setembro do ano passado, foi em decorrência das diversas denúncias da comunidade.

“A investigação nasceu de denúncias de tráfico de drogas e constatação de levantamentos que foram feitos em conjunto com o setor de inteligência da Brigada Militar e Polícia Civil, que averiguaram um tráfico varejista forte aqui na região. Não tínhamos denúncias graves, nem investigações apontaram tráfico pesado, de atacado. Embora o objetivo não fosse fazer grandes apreensões aqui, é mostrar a presença do Estado e coibir o tráfico de drogas”, completa.

 

Ação conjunta movimentou 257 policiais em Caxias do Sul. Foto: (Maicon Rech/Grupo RSCOM)

O titular da Defrec salienta, ainda, que outras ações vão acontecer no Campos da Serra.

“Este é um passo inicial. Ação afirmativa do Estado. Sinalizar para a população que essa é a primeira; outras virão”.

Quem saía do Campos da Serra era submetido a averiguação da polícia. Foto: (Maicon Rech/Grupo RSCOM)

O balanço completo da ação está sendo feito ao longo da manhã desta quinta-feira e uma entrevista coletiva deve ser agendada para apresentação oficial dos números. Até o momento, uma pessoa foi presa por posse de munições.

O helicóptero da Brigada Militar também foi utilizado na ação.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp