Câmara inaugura galeria de fotos das ex-vereadoras

GERSON LENHARD -     
0
101





A Câmara Municipal de Bento Gonçalves aproveitou a data de aniversário de emancipação política da cidade para prestar uma homenagem que resgata parte importante da história. Com uma sessão solene na quarta-feira,11, foi descerrada uma galeria com a fotografia das 11 mulheres eu em algum momento já tiveram acento na casa.

Das 11 homenageada, apenas três não puderam comparecer e as outras oito puderam ocupar a tribuna que um dia já ocuparam pelo mandato popular. Mafalda Michelon Neis, 81 anos, exerceu seu mandato há 54 anos e durante aproximadamente 25 minutos recordou dos motivos que a levaram a concorrer, numa época em que a Câmara definitivamente não era um lugar que costumava ser frequentado por mulheres.

A cerimônia foi presidida pelo presidente da Casa, Moisés Scussel Neto e foi prestigiada pelo prefeito Guilherme Rech Pasin e contou com a presença de familiares e amigos das homenageadas. Um traço em comum no discurso de todos: a importância e a falta que as mulheres fazem na política. Hoje nenhuma das 17 cadeiras do legislativo bento-gonçalvense é ocupado por uma mulher. A ex-vereadora Selma Schiedeck destaqou qe menos de dez por cento dos cargos eletivos no Brasil é ocupado por elas, que correspondem por 51% do eleitorado.

Sobre a ausência das mulheres na cena Política, Mafalda Michelon arrisca uma explicação: “a mulhervem se inserindo a cada dia em novas funções e continua sendo a mãe e tendo todas as responsabilidades domésticas. Talvez seja por estar envolvida com outros afazeres e interesses que antes não lhes eram permitidos”.

Já a ex-vereadora Angela Bassotto em seu pronunciamento chegou a admitir a possibilidade de um dia voltara concorrer pra logo em seguida dizer que não: “quem já provou da vida pública sabe como ninguém o valor do anonimato”.

Quem são as homenageadas

Mafalda Michelon Neis

Mercedes Cavalet (PDS)

Volida Dalla Coletta (PTB),

Selma Schiedeck (PT),

Angela Ozelame Bassotto (PMDB),

Vitória Conceição Salton Liguori (PPB),

Eneiva Teresinha Sassi Cristofoli (PP),

Elisabeth Luci Toso Stefenon (PMDB),

Marlen Lucilene Pelicioli Ballotin (PPS),

Neilene Lunelli (PT)

Alzira Sanches Rossini (PT)

Deixe uma resposta