EDUCAÇÃO

Câmara derruba veto de Guerra a projeto que cria boletim escolar eletrônico

Se prefeito não sancionar, Gremelmaier deve promulgar projeto de lei

MAICON RECH -     
0
367

Por maioria de votos (19 a 2), os vereadores de Caxias do Sul derrubaram veto total do prefeito Daniel Guerra ao projeto de lei 14/2014 que promove a criação do boletim escolar eletrônico nos colégios e na rede particular de ensino regular na cidade.

A matéria é de autoria da vereadora licenciada Denise Pessôa (PT). Ao vetar, o chefe do executivo chegou a alegar que a proposta interferiria em atribuições da prefeitura, o que chamou de inconstitucionalidade.

Projeto é de autoria da vereadora Denise Pessôa (PT) (Foto: Vitória Bordin/divulgação)

Agora, o projeto de lei volta para a sanção de Guerra, para promulgação em até 48 horas. Caso ele não o faça, o presidente do legislativo, Felipe Gremelmaier (PMDB), promulgar o texto, tornando-o lei municipal, também no prazo de dois dias.

A vereadora Denise propôs que o boletim escolar eletrônico contivesse dados com as notas e frequência, sendo disponibilizados através da internet. Advertiu que o sigilo das informações deverá ser garantido, de forma que possam ser acessados somente pelo próprio aluno e por seus representantes legais.

De acordo com o projeto, as escolas particulares de ensino regular ficarão responsáveis pela alimentação do banco de dados, com as informações que gerarão o boletim escolar eletrônico. A matéria estipulou multa para casos de descumprimentos, se a proposta se tornar lei municipal.

A pena é de 50 valores de referência municipal (VRM), sendo que cada VRM corresponde a R$ 31,33. O prazo para entrar em vigor, se a medida for promulgada, é de 240 dias, contados a partir da data de sua publicação.

VETO TOTAL PL 14/2014 (votação)

ADILÓ DIDOMENICO PTB Não

ALBERTO MENEGUZZI PSB Não

ALCEU THOMÉ PTB Não

ANA MARIA CORSO PT Não

ARLINDO BANDEIRA PP Não

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Não

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Não

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Não

EDSON DA ROSA PMDB Não

FELIPE GREMELMAIER PMDB Presente

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Não

CHICO GUERRA PRB Sim

GLADIS FRIZZO PMDB Não

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Não

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Não

PAULA IORIS PSDB Não

PAULO FERNANDO PERICO PMDB Não

RAFAEL BUENO PDT Não

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Não

RICARDO DANELUZ PDT Ausente

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Não

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Não

Deixe uma resposta