ELEITORES

Bento Gonçalves tem mais de 89 mil eleitores

DARIANO MORAES -     
0
88

Ricardo de Abreu, servidor da justiça eleitoral (Foto; Dariano Moraes)

A justiça eleitoral encerrou no dia 09 de maio o período de cadastramento de novos eleitores, transferência de domicílio e cadastramento biométrico.

Mesmo com a divulgação prévia alertando para o prazo limite para os procedimentos, alguns eleitores ainda buscam o cartório de forma desavisada.

Eleitor pode requerer a 2ª via do título. (Foto: divulgação)

Com o fim do cadastramento é possível conhecer quantos eleitores o país tem. Conforme Ricardo de Abreu servidor da justiça eleitoral lotado na 8ª zona eleitoral, Bento Gonçalves possui 89.392 eleitores e mais de 35 mil fizeram cadastramento biométrico. Serão 258 seções distribuídas em 57 locais de votação.

Em junho está previsto a realização do segundo teste simulado das urnas. O primeiro foi feito em abril.

Uma das preocupações, segundo Ricardo é com o comparecimento dos mesários voluntários, que precisam passar por um treinamento para exercer a função nas secções.  Para cada dia à serviço da Justiça Eleitoral, o mesário tem direito à dispensa, em dobro para cada dia que ficou a serviço da justiça eleitoral.

O eleitor que estiver fora do seu domicílio e precisar da 2ª via do título eleitoral pode requer até 08 de agosto. Já os eleitores domiciliados na mesma zona eleitoral de requisição do documento, poderão fazê-lo até 27 de setembro. O prazo para o eleitor habilitar-se para votar em trânsito é até 23 de agosto.

Uma das facilidades para eleitor obter informações é baixar o aplicativo e-Título disponível para aparelhos android e iOS, que permite o eleitor votar com documento digital.

O Cartório da 8ª Zona Eleitoral tem sede em Bento Gonçalves contabiliza os eleitores de 4 municípios: Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Santa Tereza e Monte Belo do Sul.

Deixe uma resposta